Nokia E71 ou Blackberry Bold?

Uma dúvida que tenho tido ultimamente é será que fiz um bom negócio em escolher o Nokia E71 ao invés do Blackberry Bold? Tive a oportunidade de brincar com um Blackberry Bold outro dia e fiquei bastante impressionado com a qualidade do aparelho, principalmente porque a minha última experiência com um Blackberry foi com um 8700g que eu tive há alguns anos atrás. Sendo assim, dividi esse comparativo em pontos que pra mim são essenciais na escolha de um aparelho dessa categoria: design, sistema operacional, suporte a e-mail, navegação na internet, suporte multimídia, funcionalidades e o principal de um telefone, a qualidade de recepção e bateria.

Design: acredito que um dos pontos de maior atração em qualquer celular é o design. Nesse ponto, ambos os aparelhos são fenomenais com seus pontos altos e baixos.

Nokia E71: O E71 é um aparelho compacto, elegante e muito bonito. Entretanto o seu tamanho trás alguns pontos negativos. A tela é menor que a do Bold e a resolução é bem inferior. O teclado também é um ponto que incomoda um pouco pelo seu tamanho reduzido e as teclas duras (típicas dos Nokia). Como eu tenho a mão pequena, não chega a ser um grande problema pra mim, mas quem tem a mão e os dedos grandes vai sofrer pra digitar no E71. Por último, um ponto que por um lado faz do E71 um aparelho lindo por outro mata o aparelho que é o acabamento em metal. O acabamento é lindo, dando uma sensação aparelho caro (o que ele é) mas o aparelho fica todo engordurado e com marcas de dedo deixando um aspecto péssimo sendo necessário limpar o aparelho após cada ligação.

Blackberry Bold: O Bold é com certeza o aparelho mais bonito e bem acabado fabricado pela RIM até hoje. Se pegarmos todos os outros modelos, eles são de plástico o dá aquela sensação de aparelho barato. Apesar de ser um aparelho maior que o E71, o Bold também é extremamente elegante. Sua tela grande e de alta resolução vibra e a capa traseira de “couro” trás uma sensação de elegância. As teclas são mais espaçadas e mais suaves o que o facilita, e muito a digitação no Bold. O ponto negativo fica no tamanho, pois ele é um belo “tijolo” pra carregar no bolso.

Nesse quesito, dou a vantagem pro Nokia E71, que apesar do teclado pequeno e a tela de menor resolução, é um aparelho mais bonito.

Nokia E71 – 1 x 0 – Blackberry Bold

Sistema Operacional: o SO é um assunto bastente controverso quando falamos de Smartphones. Basicamente a briga hoje gira em torno de 5 plataformas, sendo elas Symbian OS (Nokia), Android (Google), Blackberry OS (RIM), Windows Mobile (encontrado em diversos aparelhos HTC entre outros) e Palm OS (ressurgindo das cinzas com o novo Palm Pre). Como nesse caso estamos comparando o Nokia E71 e o Blackberry Bold, vamos focar somente no Symbian OS S60 e no Blackberry OS.

Nokia E71: O S60 da Nokia é um dos grandes pontos altos do aparelho. Agora com o lançamento do FP2 nos Estados Unidos, precisamos aguardar e ver se esse pacote estará disponível via software update. Outro ponto interessante é que o sistema operacional e sua navegação não é das mais amigaveis. Os menus são confusos e as configurações não são intuitivas, até mesmo pra quem já tem um certo conhecimento. Outro ponto negativo é que hoje o S60 já mostra a sua idade. Os ícones têm um design que remetem ao Windows na década de 90. É verdade que existem milhares de temas na internet que melhoram o aparelho nesse sentido, mas a grande parte dos usuários não tem a mínima idéia de como fazer isso. Agora um ponto muito forte do S60 é a quantidade de aplicativos disponíveis no mercado (freeware ou pagos) desde aplicativos para produtividade, jogos, utilitários entre outros.

Blackberry Bold: Da mesma forma que o S60 da Nokia já mostra a sua idade, o Blackberry OS tem como base um sistema voltado para e-mail somente, e com a nova demanda de aplicativos multimídia, internet, GPS entre outros o sistema já está chegando no limite de atualizações e pedindo uma nova grande versão. Por outro lado ele funciona bem e trava bem menos que o S60 que vira e mexe dá aquelas “engasgadas” (principalmente com vários aplicativos abertos). Os ícones são bem mais modernos, que em conjunto com a tela de alta resolução trazem um grande diferencial para o aparelho. Fora isso, temos o trackball que facilita muito a navegação. Não que a navegação do E71 seja inferior, mas o trackball faz uma boa diferença na navegação.

Nesse quesito, dou a vantagem novamente pro Nokia E71, principalmente pelos aplicativos disponíveis no mercado.

Nokia E71 – 2 x 0 – Blackberry Bold

Suporte a e-mail: um dos grandes apelos de qualquer smartphone é o suporte a e-mail e a facilidade de podermos trabalhar em cima dos nossos e-mails (pessoais ou corporativos) remotamente.

Nokia E71: E-mail no E71 parece mais um bônus do que uma funcionalidade principal. O suporte ao Exchange é fraco, o novo aplicativo Nokia Messaging também deixa bastante a desejar e acabamos tendo que recorrer a soluções como o GMail e ProfiMail. Entretanto esses funcionam bem com e-mails particulares (a não ser que você tenha o seu e-mail corporativo hosteado no Google). No mundo corporativo a coisa muda e os Nokia em geral tomam um banho dos Blackberries nesse sentido. Existe uma opção interessante (que eu uso) que é uma solução chamada GoodLink (da Motorola). Entretanto é uma solução paga (assim como o BES da RIM) e instala um client no Nokia que funciona de forma muito semelhante ao Blackberry, com integração total dos contatos, agendas, notas e tarefas do Exchange com o E71 sem a necessidade de ficar sincronizando o telefone, mas consome memória e diminui a performance do aparelho.

Blackberry Bold: Agora entramos no mundo Blackberry, pois foi assim que a RIM cresceu e esse é o arroz com feijão dela. É simples, se alguem falar Blackberry a primeira coisa que nos vem na cabeça é e-mail no celular. O mais próximo que outros telefones chegam do Blackberry no quesito e-mail é provavelmente o Windows Mobile, mas isso tem um preço pois o sistema é muito lento (eu tive uma péssima experiencia com um HTC Touch) entre outros detalhes. Suporte a HTML, anexos que são baixados em partes ao invés de uma vez só, etc são somente algumas das funcionalidades do Blackberry. Sem dúvida o Blackberry é o melhor dispositivo pra e-mail disponível no mercado atualmente e provavelmente continuará sendo por um bom tempo por ser o “core business” da RIM.

Nesse quesito, vantagem clara pro Blackberry Bold e dúvido que alguém contestaria isso, inclusive os fãs da Nokia.

Nokia E71 – 2 x 1 – Blackberry Bold

Navegação na Internet: outro ponto de enorme destaque em um Smartphone.

Nokia E71: A Nokia continua apanhando nesse quesito. O seu browser não é lá aquelas coisas, apesar do suporte a Flash, e a navegação é ruim onde temos aquela lupa pra ficar indo pra cima e pra baixo na tela. Simplesmente não funciona bem. Podemos até utilizar o Opera Mini, mas novamente não é uma tarefa prazerosa. Outro ponto interessante é quando estamos navegando utilizando o wireless. Por algum motivo (que eu ainda não sei qual é) a conexão sempre cai. Me parece ser uma instabilidade no wireless do aparelho (algo que eu já havia notado no meu antigo N95).

Blackberry Bold: A Blackberry melhorou, e muito, o seu browser. Entretanto ainda deixa a desejar também. O trackball ajuda bastante na navegação, bem como a tela grande. O wireless funciona bem e sem problemas de quedas de conexão.

Nesse quesito, empate técnico. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Nokia E71 – 3 x 2 – Blackberry Bold

Suporte Multimídia: outro ponto que ganha destaque nos dias de hoje, a capacidade de ouvir músicas e assistir vídeo no celular.

Nokia E71: O Nokia E71 não é ruim nesse quesito. Porém sua performance deixa a desejar tanto em áudio como em vídeo. A resolução da tela reduz bastente a qualidade dos vídeos e fotos, a câmera de 3.2MP é bem fraca e só serve como quebra-galho mesmo, sem contar no bendito plug pro fone que não é no padrão 3.5mm nos força a usar o fone de ouvido que vem com ele, ou carregar um adaptador a mais para que possamos utilizar o nosso próprio fone. A qualidade do viva-voz também deixa a desejar.

Blackberry Bold: Aqui o Bold novamente mostra a que veio. A qualidade de áudio e vídeo dele é impressionante e comparável a grande tela do iPhone. A câmera de 2.MP também não é aquelas coisas, mas por incrível que pareça tem um desempenho semelhante a do E71. O plug para o fone é no padrão 3.5mm, logo podemos usá-lo com qualquer fone independente de adaptadores.

Aqui o Blackberry empatou o jogo, suas capacidades multimídia apagaram o Nokia nesse quesito.

Nokia E71 – 3 x 3 – Blackberry Bold

Funcionalidades Diversas: aqui vamos falar das diversas funcionalidades que cada um dos aparelhos fornecem.

Nokia E71: 3G, GPS, Wireless, Bluetooth, suporte a e-mail, web e multimídia. Praticamente tudo que pode-se querer de um telefone e provavelmente mais do que qualquer um vá sequer utilizar no dia-a-dia.

Blackberry Bold: o pacote é semelhante, perdendo somente na resolução da câmera (2.0MP x 3.2MP) apesar de oferecer 5x de zoom ao invés de 4x do E71. Tive a oportunidade de ver o GPS do Bold em funcionamento nos Estados Unidos em um trajeto de carro e funciona perfeitamente, bem interessante (algo que não consegui fazer funcionar no E71).

Novo empate técnico. O pacote de funcionalidades de ambos é muito semelhante.

Nokia E71 – 4 x 4 – Blackberry Bold

Recepção e Bateria: pra que serve um telefone senão para falar? E se a bateria não durar, de que adianta?

Nokia E71: A bateria do Nokia E71 é muito boa, porém em dias de uso intenso ela abre o bico no começo da noite. A recepcção por outro lado está sendo um grande problema. Não sei se é por causa da operadora (TIM), mas é simplesmente impossível falar ao telefone. Chamadas perdidas e erros de conexão são uma constante na minha vida, sem contar quando estou ao telefone a conversa fica cortando. Alguns fatos interessantes, se desligarmos o 3G, a recepção melhora (mas ai, qual a vantagem em se ter um aparelho 3G?). O ideal é não estarmos conectado no pacote de dados pra falar ao telefone, pois primeiro que o aparelho fica conectando e desconectando do pacote de dados e fica apitando no meio da sua conversa. Novamente, qual a finalidade de um smartphone se eu tenho que ficar desconectando o pacote de dados toda vez que eu quero falar ao telefone. Fora isso, conversar em movimento (por exemplo no carro) é uma tarefa impossível, tanto que estou utilizando o meu Nextel quando estou no carro, pois senão eu não consigo falar. Consultei um amigo que acabou de comprar um E71 e está com os mesmos problemas, porém ele também utiliza a TIM como operadora. Estou pensando seriamente em fazer um teste com um chip pré-pago de outra operadora pra ver se o problema está no aparelho ou na rede da operadora (apesar do problema ser mais aparente em São Paulo do que em outras cidades e até mesmo países, o que me leva a crer que é um problema da rede da TIM em São Paulo). De qualquer forma, fiquei muito arrependido em comprar o E71 nesse sentido.

Blackberry Bold: A bateria do Bold consegue ser melhor que a do Nokia E71. A recepção é ótima e enquanto estive testando o aparelho, ele se comportou de forma exemplar (na mesma rede da TIM). Fiquei empolgado sem ter problemas com chamadas perdidas e erros de conexão, sempre com uma conversa clara e sem ter aquelas vozes “cortando” na linha. Mesmo conectado da rede de dados, consegui falar ao telefone sem problemas bem como falar no carro. Não sei se por conta do tamanho do aparelho a Nokia teve que reduzir alguns componentes e comprometeu a performance da recepção, mas nesse quesito o Blackberry deu um banho no E71.

Aqui o Bold vira o jogo. A qualidade das ligações do Bold é indiscutível e ainda conta com uma bateria ligeriamente melhor que a do E71.

Nokia E71 – 4 x 5 – Blackberry Bold

Conclusão: depois de muito analisar, cheguei a conclusão que o Blackberry Bold está um passo a frente do E71 como um todo e mesmo com o seu tamanho, ainda é a melhor opção entre esses dois aparelhos. Resta saber como ficará a briga quando o N97 chegar.

Qual a sua opinião?

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

16 Replies to “Nokia E71 ou Blackberry Bold?”

  1. Gostaria que você me respondesse se há diferenças substancias entre o Curve 8900 e o BOLD, ambos Blackberry. Estou indeciso entre esses três aparelhos. Pelo que vi, o Curve, tem uma bateria melhor, além da câmera ser bem melhor que no Bold. O que você acha? Poderia me responder via email?
    Agradeço desde já.

  2. E71 For Ever!!!

    Parabens pelo trabalho mas eu não me daria esta oportunidade, pois tuudo que preciso se converte no E71. Perfeito para minha necessidade.

  3. Ola, comprei um N97 e fica apitando ao fazer ou receber ligacoes, nao consigo ouvir a outra pessoa falando direito, vi que esta caracteristica é comum a outros modelos, sabe se tem como tirar este problema?

  4. Bateria e repepção… sei lá cara.

    Tenho um e71, e dizer que a bateria abre o bico no começo da noite em uso intenso é simplesmente não conhecer o celular. O uso intensamente (Wifi, 3G e GPS com frequência) e digo que dura facilmente 2 dias. Sem usar esses recursos, já passei 4 dias sem carregá-lo em um viagem.
    Recepção deve ser medida principalmente pelo nível de sinal, nem tanto pelo aparelho em si. Nokia entrecortar ligação? Ora, estamos falando de Nokia! Isso é por causa da operadora, com certeza. Sou cliente VIVO, e até dentro do metro consigo falar pelo celular.

    A grande vantagem do Blackberry realmente ainda é a gerência de e-mail, mas o Nokia Messaging ajuda bastante para os usuários de e-mail do e71.

  5. A maior deficiencia do Nokia E71 é que os e-mail no caixa de entrada não podem ser deletados e aí depara-se com a tela cheia de mensagens que para que é ocupado, constitui-se numa deficiencia. Seria desejável se manter na tela apenas aquelas mensagens cujo conteudo tenham interesse para posteriormente se rever no desk top. O BlackBerry, por outro lado não tem tal deficiencia e se mantem na tela apenas o que se deseja. Afora isso, O Nokia E71 é um ótimo aparelho.

    Saudações

  6. A deficiencia acima seria do proprio aparelho ou existiria como sana-la via uma configuração mais competente?

    Sds

  7. O E71 é maravilhoso!
    Não desmerecendo,mas o blackberry é um tijolão de plástico…
    Nokia é Nokia!

  8. tenho um e71 e não posso me queixar, porém, estou por trocá-lo por um BBbold. Estava em dúvida se estaria fazendo um bom negócio, depois de tanta explicação, concluo que vai me ser bem útil para uso voltado a e-mails.

  9. Olá Marcus. Tenho um nokia E71 e como não funcionava conexão, ligações telefonicas nem pensar, sempre dava erro de conexão com a operadora Claro. Mudei para a TIM achando que o problema era da operadora mas não é. Erro de conexão, erro de rede, dá toda hora. O wireless realmente cai sempre ou dá erro de gateway. Terrível. Para completar, o áudio do meu aparelho parou de funcionar, não escuto mais som, nem ele tocar, só baixinho, como se estivesse tocando no fone de ouvido sem fone. Tinha optado pelo e71 por suas características mas estou pensando em mudar para um blackberry, ainda mais agora que o som parou de funcionar e as conexões de rede tb.

  10. Nokia e simplesmente lixo comparado com blackberry sistema operativo comparado com o ada blackberry e lixo

  11. E alias essa comparação e triste pois para o nokia E71 nao e preciso esse blackberry basta o blackberry curve 8520 que a meu ver ja e bem melhor.

  12. @st
    Lembre-que que esse post foi escrito há mais de 2 anos. Os blackberrys evoluiram de lá pra cá e a Nokia parou no tempo. Por outro lado o iPhone e o Android são muito superiores aos blackberrys atualmente.

Deixe uma resposta