O browser social RockMelt ganha melhorias na nova versão Beta 2

O navegador social RockMelt recebeu uma nova versão (beta), melhorando ainda mais o navegador, famoso por sua integração com as redes sociais. O beta 2 possui uma nova interface de bate-papo, uma funcionalidade para ler mais tarde (semelhante ao Instapaper), uma nova integração com o Twitter, e o Chromium 10 como base do navegador.

 

Bate-Papo – Chat

A equipe do RockMelt fez a sua lição de casa e quis focar na experiência do usuário. A equipe descobriu que as pessoas usam o chat mais de 3 vezes ao dia, através de diversos canais. Por esse motivo, o recurso de bate-papo foi um dos grandes focos nessa nova versão. Um grande desafio foi quando os usuários solicitaram a capacidade de conversar com várias pessoas simultaneamente, através de vários canais e uma forma mais fácil de navegação.

Para atender a essa solicitação, a nova versão conta com uma barra de chat no rodapé do navegador, mantendo os usuários envolvidos em várias conversas simultaneamente, ao mesmo tempo que navegam pela web. Outra novidade é o novo sistema de notificações, parecidas com as notificações via Growl no Mac OS X, ou seja, quando uma tela de chat é minimizada, os usuários ficam sabendo através de notificações quando receberem novas mensagens, sem que a janela do chat tenha que estar aberta.

Integração com o Twitter

Através de pesquisas, a equipe do RockMelt determinou que 50% dos seus usuários haviam conectado as suas contas do Twitter ao RockMelt. Por conta disso, a integração com o Twitter foi totalmente redesenvolvida e renovada, contando agora com uma interface e atualizações mais amigáveis. Entretanto, um ponto importante foi garantir que a nova versão entregasse novas funcionalidades e não somente uma “cara bonitinha”.

Na nova versão, você pode também editar os seus RT’s, visualizar as suas DM’s, responder para todos os usuários e fazer buscas facilmente no Twitter. E o grande ponto positivo é que agora o RockMelt utiliza uma API em tempo-real, ou seja, você recebe as atualizações instantaneamente. Detalhe, isso também vale para as atualizações do Facebook.

Re-inventando o navegador

Uma das metas da equipe do RockMelt era re-inventar o navegador. Uma das coisas que a equipe percebeu é que com funcionalidades como auto-completar, sites mais visitados, buscas feitas diretamente na barra de endereços e serviços online como o Instapaper,  acabaram eliminando a utilização dos bookmarks (favoritos) nos navegadores.

Por conta disso, o RockMelt agora possui a funcionalidade “View Later” integrada ao navegador, que funciona como o serviço Instapaper e Read it Later. A vantagem é que você pode marcar posts individuais do Facebook, Twitter ou outros feeds para ler depois também. A funcionalidade é sincronizada, ou seja, você poderá acessar de qualquer lugar com o seu login.

Chromium 10

Para quem não sabe, o RockMelt é baseado no Google Chrome, e por isso ele foi atualizado com a ultima versão do Chromium, com melhorias de performance, entre outras novidades.

O Beta 2 do RcokMelt começou a ser distribuido para os usuários no começo de Abril. Eu recebi a atualização do meu navegador somente hoje  e estou fazendo alguns testes pra ver se consigo trabalhar somente com ele, pois hoje trabalho basicamente com o Safari da Apple (sem Flash) e utilizo o Chrome quando preciso acessar algum website que requer o Adobe Flash instalado.

Via RockMelt Blog

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta