Governo americano fecha os 3 maiores sites de poker nos Estados Unidos

O poker online sofreu um grande golpe nessa última sexta-feira, quando o governo dos EUA fechou os três maiores sites de poker online na Internet que operam globalmente, o PokerStars, FullTilt e o Absolute Poker.

Os procuradores federais acusam 11 pessoas, incluindo os 3 fundadores dos respectivos sites, de jogo ilegal, fraude bancária e lavagem de dinheiro, sem contar uma ação cívil de US$ 3 bilhões para recuperar os lucros das respectivas operações, de acordo com o Financial Times. Segundo o Wall Street Journal, o governo americano acusa os sites de supostamente registrarem os bilhões de dólares de apostas em jogos online como compras em lojas online de artigos como bolas de golfe, jóias e flores.

Para agitar um pouco mais a situação, já começaram a circular na internet rumores sobre um possível informante, o jovem empresário chamado Daniel Tzvetkoff, que criou o sistema de processamento de pagamentos que esses sites utilizam. Ele foi preso em Las Vegas no ano passado por fraude e aparentemente teria negociado a sua liberdade em troca dessas supostas informações.

Para quem tentou acessar os sites através dos seus endereços .com se deparou com a imagem abaixo, após o governo americano apreender os nomes de domínio dos três sites.

A acusação diz que muitos dos bancos que processavam os pagamentos ​​para os sites não sabiam que estavam processando fundos de jogos de azar (o que já é contraditório, uma vez que poker não é considerado jogo de azar), o que é contra uma lei de 2006 que proíbe qualquer operação de jogos de azar em aceitar pagamentos dentro dos Estados Unidos (o que é muito difícil evitar através de empresas sediadas em países fora da jurisdição americana). A acusação ainda diz que as três empresas encontraram bancos pequenos e com poucos recursos, tornando-os alvos fáceis de “suborno” através de investimentos financeiros, fazendo com que os mesmos fizessem vistas grossas quanto ao processamento desses fundos.

Para contornar o problema, os sites suspenderam as suas operações nos EUA (o que deve gerar um enorme prejuízo para as três empresas) e enviaram e-mails para os seus usuários informando os novos sites. Por exemplo, o PokerStars e o FullTilt alteraram os seus sites para www.pokerstars.eu e www.fultiltpoker.co.uk respectivamente. Resta saber se os outros países (inclusive o Brasil) irão tomar medidas semelhantes, podendo acabar de vez com o poker online (legalmente falando).

Atualmente existe um grande desentendimento quanto ao jogo online, se ele é crime ou não. E além do jogo online, que inclui vários jogos de azar, temos a questão do Poker, que é considerado desde o ano passado pelo IMSA (International Mind Sport Association) um jogo da mente, ou seja, um jogo de habilidade mental, juntamente com xadrez, bridge, entre outros.

O Poker tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, principalmente por conta da popularidade dos campeonatos televisionados, e também por conta do poker online. O poker, bem como o poker online, não são considerados jogos de azar e muito menos crime, entretanto segundo as alegações, muita coisa ainda precisa ser esclarecida.

Sob o meu ponto de vista, a acusação não está sendo sobre a legalidade ou não do poker (online ou ao vivo), e sim sobre possíveis fraudes que esses sites possam ter cometido para sonegar impostos, evasão de divisas, entre outros.

Você acha que o poker deveria ser proibidos? Deixe a sua opinião.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta