App: EFB para iPad – Será que o iPad irá substituir as cartas de vôo?

 

Em fevereiro desse ano, uma empresa de jatos executivos recebeu aprovação da FAA para usar um sistema de cartas de vôo eletrônico no iPad ao invés das antiquadas cartas de papel, que são utilizadas em todo o mundo desde o início da aviação. A empresa utilizou na época um app chamado Mobile TC, entretanto a GlobalNavSource desenvolveu um novo app, o EFB (Electronic Flight Bag), que inicialmente está grátis na App Store até o seu lançamento comercial no dia 01/06.

 

Vale lembrar que o app não é um Google Maps melhorado. O app é uma ferramenta desenvolvida para pilotos e que poderá ser utilizada por companhias aéreas nos próximos anos. O app possui mapas detalhados de aeroportos, vetores de aproximação e ainda monitora milhares de estações meteorológicas em todo o continente americano (outros países deverão ser adicionados nas próximas versões).

Todos os dados são baixados localmente nos dispositivos, de forma que o app possa ser utilizado de forma offline durante o vôo. Mas, como toda novidade, algumas preocupações têm surgido, pois apesar do iPad ser um equipamento robusto, ele é um equipamento eletrônico e está sujeito a falhas e/ou panes. Ou seja, algumas medidas de contingência deverão ser tomadas.

O app está disponível para download no iTunes, lembrando que após o dia 01/06 a GlobalNavSource irá cobrar uma assinatura pelo serviço.

O que você acha? O iPad conseguirá substituir as cartas de vôo de papel?

Via CrunchGear

 

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta