Teste: Navegador do iPhone 4 x Windows Phone 7 x Android

O vídeo abaixo demonstra um Windows Phone 7 rodando o Internet Explorer 9, e comparando a sua performance contra um iPhone 4 e um Samsung Nexus S. Os testes, que são baseados em HTML5, demonstram claramente que a performance do IE é muito superior à dos outros navegadores. De acordo com a WinRumors, o IE9 conseguiu processar 20fps (frames por segundo), enquanto o Android veio em segundo com 11 fps e por último o iPhone 4 com apenas 2fps.

Para quem quiser testar o seu próprio aparelho, ou até mesmo o navegador do seu computador, é só acessar o site da Microsoft que faz o teste. Claro que por se tratar de um site da própria Microsoft, algumas dúvidas sobre a legitimidade do teste acabam surgindo, pois o teste pode facilmente ter sido criado para beneficiar a performance do IE9. Eu fiz o teste no meu MacBook Air usando o Safari e o Chrome, e ambos ficaram em 2fps. Infelizmente quando eu tentei fazer em uma VM com o IE8 ele não deixou, e pediu um upgrade pro IE9 (que eu não fiz, mas algo me diz que a performance seria “muito melhor”).

Para tornar esse comparativo imparcial, ele deveria ser feito por uma instituição independente, e utilizar sites ou ferramentas independentes para os testes. Fora isso, os testes não deveriam ser somente com o HTML5, mas com outros sites, utilizando java, etc (com exceção do flash).

Agora precisamos aguardar atualização do Windows Phone 7 com o IE9 (previsto para o dia 03 de maio), para que essa dúvidas sejam esclarecidas através de testes “reais” e imparciais.

O que você acha? Esse teste é confiável?

Via iTouchBR

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta