Alerta de SCAM no Facebook: My Top Profile Viewers Today

Novamente o SCAM (fraude) que fala que você poderá saber quem está visitando o seu perfil está rolando no Facebook, e vários usuários continuam se tornando vítimas do golpe (vejam acima como o golpe aparece no seu mural). O golpe se passa por um suposto aplicativo com o nome “My Top Profile Viewers Today” e pede para os usuários clicarem em um link (disfarçado através de um encurtador de URL) ou então pede para o usuário copiar e colar o endereço no navegador (veja as telas do golpe abaixo, após você clicar no link e/ou copiar o link no navegador).

Se você cometeu o erro e copiou o link em seu navegador ou clicou no link, o golpe já se replicou pela sua lista de contatos e os autores do golpe podem ter alguns dos seus dados. O que fazer?

  1. Limpe o seu feed de notícias e apague qualquer post sobre o scam (clique no “x” no canto superior direito do post)
  2. O golpe também cria um evento falso no seu perfil. Entre em eventos e apague o evento que foi criado
  3. Em alguns casos alguns golpes pedem autorização através de um aplicativo falso. Remova o aplicativo falso

Se você não sabe como remover aplicativos do seu perfil, siga os passos abaixo:

  1. Entre em Conta (canto superior direito) e depois selecione a opção Configurações de Privacidade
  2. Na próxima tela, você terá a opção Aplicativos e Sites (embaixo do lado esquerdo). Clique na opção Edite suas Configurações
  3. Na opção Aplicativos, clique no botão chamado Editar Configurações
  4. Uma lista com todos os aplicativos que você autorizou e quem têm acesso ao seu perfil irá aparecer. Veja os aplicativos que são suspeitos e clique no “x” do lado direito para removê-lo(s). Você receberá uma confirmação de remoção e basta confirmar para remover o(s) aplicativo(s)

Recomendo que você verifique a lista de todos os aplicativos autorizados no seu perfil, e remova os que não são importantes e que não são utilizados. Recomendo também que você altere a sua senha após os procedimentos acima, e habilite o modo de navegação segura através de https. Para fazer isso, clique em Conta -> Configurações de Conta -> Segurança da Conta -> editar. Selecionar a opção Navegação Segura (https).

Para manter-se informado sobre as novas ameaças de segurança, fiquem ligados aqui no blog. Em breve estaremos com uma seção só com alertas de segurança que você poderá assinar.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta