Alerta de SCAM no Facebook: Osama Bin Laden EXECUTION Video!

Como já era esperado, o mais novo golpe que está circulando no Facebook utiliza a morte do terrorista Osama Bin Laden. O novo golpe que começou a aparecer no meu Feed de Notícias hoje com o título “Osama Bin Laden EXECUTION Video!”

O post aparece da seguinte forma no seu Feed de Notícias:

A imagem que aparece junto ao suposto vídeo mostra uma foto do terrorista cheio de sangue e hematomas (a foto é falsa).

Após clicar no link, o usuário é direcionado a uma nova página no Facebook, com a opção “Curtir” e também com instruções, conforme o screenshot abaixo.

A instrução na página pede para o usuário copiar e colar um script na barra de endereço do navegador. NÃO façam isso. Alias, como recomendação, NUNCA copiem e colem NENHUM script na barra de endereços do seu navegador. Após copiar e colar esse script, o script irá publicar o link no mural de TODOS os seus amigos no Faceboook. Após isso, usuário será direcionado pra uma pesquisa (Survey), conforme o screenshot abaixo:

Cada vez que você preenche uma pesquisa, o criador do golpe recebe uma comissão. Adicionalmente, os criminosos poderão ter acesso aos seus dados no Facebook.

Se você caiu no golpe e clicou no vídeo, faça o seguinte: Clique na opção Perfil (canto superior direito da tela) e encontre o post que fala que você comentou o SCAM. Para apagá-lo, simplesmente clique no “x” que aparece no canto superior direito do post, quando você para o mouse em cima dele. Escolha a opção Remover a mensagem.

O outro problema é que você terá que avisar os seus amigos para que eles apaguem a sua publicação no mural deles (e não cliquem no link), ou você terá que fazê-lo manualmente (o que será um problema se a sua lista de amigos for muito grande).

Novamente a recomendação é prestar atenção antes de clicar em qualquer  links, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site. Outro ponto de atenção são os assuntos que estão quentes na mídia, como esse da morte do Osama Bin Laden.

Acompanhem o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta