Alerta de SCAM no Facebook: Amazing effect

Hoje um novo golpe no Facebook com o título “Amazing effect” começou a aparecer no meu Feed de Notícias.

O post aparece da seguinte forma no seu Feed de Notícias:

A imagem que aparece é bem sugestiva, entretanto não sei dizer se é realmente uma foto de uma mulher ou realmente um efeito. De qualquer forma, a foto instiga os usuários a clicarem. Notem que o domínio que aparece é valido (blogspot.com), entretanto o texto “new25” que aparece causa desconfiança.

Após clicar no link, o usuário é direcionado a uma nova página, com a opção “Curtir”, e um suposto vídeo para o usuário assistir.

Primeiro de tudo: NÃO CLIQUEM NO VÍDEO!! Notem que o endereço da página mudou de “new25” para “new10”. Outro ponto interessante para se notar, é que existe um local exato no ícone de play no centro da tela pra clicar, senão nada acontece. Quando você conseguir clicar, um erro irá aparecer, conforme o screenshot abaixo.

Após esse erro, você terá dado um “Curtir” no link, o que faz com que isso apareça no Feed de Notícias dos seus amigos (e seu também) mostrando que você “Curtiu” esse link. Aí os seus amigos irão fazer o mesmo, e assim por diante, fazendo com que o golpe se propague rapidamente.

Novamente, quanto maior o número de visualizações de páginas e quanto maior o número de cliques nos links das propagandas da página, maior será o retorno financeiro dos scammers. Esse é um golpe semelhante ao do “Descuido da famosa“.

Se você caiu no golpe e clicou no vídeo, faça o seguinte: Clique na opção Perfil (canto superior direito da tela) e encontre o post que fala que você “Curtiu” o link. Para apagá-lo, simplesmente clique no “x” que aparece no canto superior direito do post, quando você para o mouse em cima dele. Escolha a opção Remover a mensagem e desfazer o “Curtir”.

Como sempre a recomendação é prestar atenção antes de clicar em qualquer  links, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Acompanhem o blog e fique por dentro dos alertas de segurança do facebook, e das novidades do mundo da tecnologia. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

3 Replies to “Alerta de SCAM no Facebook: Amazing effect”

  1. Ótimo artigo amigo. Já repassei para os meus amigos do Facebook. Muito obrigado.

  2. Mas tem um vídeo de fato que dá pra ver aí, um cara brincando no photobooth que faz parecer que está nascendo de parto normal (pra ser fina com as palavras haha) muuuuuuuuito tosco, mas eu ri um pouquinho de tão tosco que é!

Deixe uma resposta