Dica de Segurança: Como identificar um SCAM (golpe) no Facebook

Vários tipos de SCAMS tem circulado pelo Facebook atualmente. Eu tenho publicado alguns Alertas de Segurança, mas para escrevê-los, eu preciso ver e/ou receber o SCAM, e depois testá-lo antes de preparar o artigo, o que leva um certo tempo. Por causa disso, escrevi esse artigo que explica como identificar alguns dos SCAMS mais comuns no Facebook. Dessa forma, você e seus amigos poderão identificar e evitar clicar nesses SCAMS, e evitando que a sua máquina seja contaminada e que os golpes sejam disseminandos pela rede.

Então, quais são as “iscas” mais utilizadas pelos scammers para enganar as vítimas?

1. Chamadas sensacionalistas e/ou extremas: os scams mais comuns estão inglês, porém eu tenho visto variações em português e até espanhol dos mesmos scams. Em geral, as atualizações de status contém algumas palavras típicas como “OMG” (abreviação para Oh My God), “SHOCKING” e “You have to see this” (você tem que ver isso), entre outras. Se você encontrar uma publicação no seu Feed de Notícias com algum desses textos, provavelmente você está lidando com um survey scam, malware ou algum outro tipo de golpe. Vejam alguns exemplos abaixo:

2. Outro método utilizado pelos scammers para atrair vítimas é através da oferta de algum produto ou serviço por um preço muito baixo. Desconfie, pois se a oferta é boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Veja um exemplo recente abaixo:

3. Esse método eu acredito que seja um dos mais bem sucedidos no Facebook, pois geralmente promete funcionalidades adicionais que o Facebook não possui. Por exemplo, a capacidade de saber quem visitou o seu perfil (funcionalidade que existe no Orkut, por exemplo) ou quem te removeu da lista de amigos. O Facebook NÃO fornece esse tipo informação para terceiros, logo não há como alguém criar uma aplicação com essas funcionalidades. Sendo assim, qualquer publicação desse tipo É UM GOLPE! Veja abaixo um exemplo:

Uma vez que o usuário “mordeu a isca” e clicou no link, o próximo passo será ajudar (sem saber) os scammers a propagarem o golpe através da rede. Como? De algumas formas diferentes, mas em geral, você terá que instalar uma aplicação no Facebook, compartilhar um link, “Curtir” uma página, publicar o link no mural dos seus amigos, etc. O grande problema é que os golpes mais recentes fazem tudo isso sem que o usuário saiba, pois quando o usuário clica no link, existe um script por trás que utiliza a sua credencial que já está autenticada no Facebook e faz todo o “serviço” automaticamente.

Conclusão, sempre que você encontrar alguma publicação no seu Feed de Notícias que levante alguma suspeita (lembre-se das dicas acima), NÃO clique na mensagem, pois provavelmente você estará lidando com um SCAM.

Para mais dicas de segurança e para ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia, acompanhe o blog, que pode ser feito de 3 formas:

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

17 Replies to “Dica de Segurança: Como identificar um SCAM (golpe) no Facebook”

  1. Pingback: marcustrotta.com » Alerta de SCAM no Facebook: Facebook Now Has A Dislike button!

  2. Pingback: marcustrotta.com » Alerta de SCAM no Facebook: Amazing effect – WebCamera

  3. Pingback: marcustrotta.com » Alerta de SCAM no Facebook: Aerobic

  4. eu recebi duas mensagens em ingles de uma pessoa com perfil suspeito e nome esquisito,falando q é advogado de um sujeito q faleceu em um acidente e q por coincidencia tem o mesmo sobrenome q eu.
    o tal advogado,me disse q este sujeito e a familia morreram neste acidente e este suposto advogado,tinha q passar um dinheiro de valor altissimo pra algum parente deste cara.
    só q este suposto advogado,não encontrou ng,e acabou “achando” o meu perfil.
    respondi q não sabia ingles,aí recebi outra mensagem dele hj,dizendo q não era necessário eu saber ingles,me deixou um numero de telefone,pediu pra eu ligar.
    ele disse q precisava do meu nome completo,ocupação,telefone e email pra contato,q ele iria mandar as informação para um banco em meu nome pra começar o processo de transferência.
    estou escrevendo,justamente,pq acredito q ainda,já q eu não tô sabendo pela mídia,q há algum outro tipo de golpe parecido com este.
    acho estranho,já q digitei no google o nome do suposto falecido,e só apareceu alguém com um nome semelhante.
    enfim,espero obter alguma resposta sua!

  5. @ERICA EMI MURATA
    Érica, isso é o famoso golpe nigeriano. Apague o e-mail e ignore. Esse golpe faz com que as vitimas enviem uma certa quantia pra eles na espera que a alta quantia seja enviada pra sua conta, mas após o envio do dinheiro, eles desaparecem. Esse é um golpe velho e que ainda faz com que milhares de pessoas sejam vítimas. Calcula-se que bilhões já foram desviados nesse tipo de golpe.

  6. Recebi um email de uma jovem q havia visto algum de meus anuncios no OLX. Perguntei qual anúncio q foi e ela desconversou. Desconfiei. Enviou-me fotos q tb me deixaram desconfiada. No 2º email me disse q tinha um segredo e q precisva confiar em mim. Desconfiei. Hj, no 3º, em espero que seja o último, ela contou-me a história do $. Começei a pesquisar via Google e descobrir q este golpe é o Scammer. Ate o site da Polícia Federal eu busquei orientação! Respondi este email orientando a procurar o Consulado e q eu não poderia ajudar. Espero q pare a brincadeira por aqui…

  7. @Prof. Eliana Toscano
    Eliana, o ideal é não responder. Cada vez que você responde um email desses, eles registram que o seu email é válido e podem tentar outros tipos de golpes. Desconfiou a primeira vez, já fique atenta, na segunda, bloqueie o remetente e não responda mais. []s

  8. Estou em contato com um q se diz viúvo, inglês e é engenheiro com uma filha, recebeu trabalho na Nigéria, sofreu um acidente, e está me exigindo dinheiro para retornar ao país, logo percebí, pois liguei e a voz era de um indiano com sutaque bem forte.
    profile no face é: wilson Cole, email: wilson.cole82@yahoo.com.br

    Incrível quantos golpes iguais existem…..gente, muito cuidado!!!!

  9. Pingback: marcustrotta.com » A farsa das doações no Facebook [Redes Sociais]

  10. Oi… Eu particpei de uma história parecida com a da Nelia… o rapa se dizia de Londres, viuvo, com uma filha, e a irmã ( unica parente) morava na India… Qdo falei com ele por telefone tbém identifiquei um sotaque diferente da inglês da Inglaterra… Sei q no final das contas ele disse q estava indo a Malasia e de lá dise q não conseguia acessr seu banco, se teria omo eu emprestar um dinheiro e qdo ele chegase aqui pagaria com juros… Não cai, mas ele me mostrou uma conta milionária, qquer bobinho pagaria para depois receber com juros ainda… O telefone dele da Malasia ainda atende e o de Londres tbém… e ja identifiquei mais 2 comparsas, mas o nome de todos deve ser falso.
    Larry Robert
    Raymond Gilbert
    Harrison David

  11. MARCUS EXISTE ALGUMA FORMA DE DENUNCIAR ESTES GOLPISTA PARA A INTERPOL OU POLÍCIA FEDERAL??
    NA MINHA OPINIÃO ALGUÉM TEM QUE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA! NINGUÉM PF OU INTERPOL FAZ NADA?
    OBRIGADA CLÁUDIA

  12. Prezado Marcus, não faço idéia de como aquilo apareceu no meu Face e não consegui retirar o tal scam “Amazing baby born” porque quando tento ir na opção excluir, fica toda vida carregando e não abre as opções. Existe alguma outra forma de retirar essa praga? Obrigado.

  13. @Luana
    tambem quase cai na historia de um tal de Larri robert pelo face ele se dizia viuvo passou algumas fotos de el e da filha
    depois diss eque estava ma malasia com mercadoria presa me pediu dinheiro entao sai fora

  14. Pela terceira vez tentaram me da um golpe. O primeiro foi um tal Borges Rame no facebook não chegou a pedir dinheiro porque denunciei como spam, o segundo apareceu como americano Col Dan dizendo que estava no iraque em uma missão de paz e quando pediu dinheiro eu bloqueei, o terceiro apareceu com nome Zack Brisson com uma historia muito comovente e chegou até me ligar..qd eu estava envolvida mas desconfiada, daí ele falou que tinha ido ao gana com a filha pra cuidar dos bens dele naquele pais e delá viria ao Brasil me conhecer..no outro dia chega um e-mail urgente dele dizendo que a filha tava doente internada em um hospital e que o cartão de credito dele estava bloqueado e pediu pra eu mandar com urgência 2.500,00 dólares aí fui pesquisar e descobrir essa máfia que são os scammrs..em seguida não respondi-lo mais..Agora apareceu um tal de jones com historias semelhantes e já pesquisei e o nome dele está na lista dos scammrs, graças a DEUS que não cai em nem um golpe.

  15. Pingback: Publicação de aviso de privacidade no Facebook é FALSO [Redes Sociais] | marcustrotta.com

  16. Pingback: ALERTA: A Amazon NÃO está dando um gift card de US$ 200 no Facebook [Atualizado] | marcustrotta.com

Deixe uma resposta