Alerta de SCAM no Facebook: Illusion

Hoje um novo golpe no Facebook com o título “Illusion” começou a aparecer no meu Feed de Notícias.

O post aparece da seguinte forma no seu Feed de Notícias:

A imagem que aparece é bem sugestiva, e instiga os usuários a clicarem. Após clicar no link, o usuário é direcionado a uma nova página, com um suposto vídeo para o usuário assistir.

Primeiro de tudo: NÃO CLIQUEM NO VÍDEO!! Após clicar no botão play, você terá dado um “Curtir” no link, o que faz com que isso apareça no Feed de Notícias dos seus amigos (e seu também) mostrando que você “Curtiu” esse link. Aí os seus amigos irão fazer o mesmo, e assim por diante, fazendo com que o golpe se propague rapidamente.

Outra coisa que notei, é que o golpe também dá um “Curtir” em outras páginas (veja screenshot abaixo).

Novamente, quanto maior o número de visualizações de páginas e quanto maior o número de cliques nos links das propagandas da página, maior será o retorno financeiro dos scammers.

Se você caiu no golpe e clicou no vídeo, faça o seguinte: Clique na opção Perfil (canto superior direito da tela) e encontre o post que fala que você “Curtiu” o(s) link(s). Para apagá-lo(s), simplesmente clique no “x” que aparece no canto superior direito do post, quando você para o mouse em cima dele. Escolha a opção Remover a mensagem e desfazer o “Curtir”.

Como sempre a recomendação é prestar atenção antes de clicar em qualquer  links, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Acompanhem o blog e fique por dentro dos alertas de segurança do facebook, e das novidades do mundo da tecnologia. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

One Reply to “Alerta de SCAM no Facebook: Illusion”

  1. Pingback: marcustrotta.com » Alerta de SCAM no Facebook: What is this?

Deixe uma resposta