MacDicas: Como fazer um Print Screen no Mac

Esse é o primeiro de uma série de posts semanais com dicas para os usuários de Mac. Irei começar com dicas básicas e irei evoluir com o tempo para dicas voltadas para usuários avançados. Para iniciar essa série, vou abordar alguns problemas típicos encontrados por grande parte dos usuários que migram do Windows para o Mac, como conseguir realizar ações simples como copy/paste (copiar/colar), usar os botões delete e enter/return, pois vários desses botões possuem comportamentos diferentes no Mac.

Então, vamos começar com uma questão básica: como fazer um print screen da tela, já que o Mac não possui a famosa tecla de Print Screen (Prt Scr), comum no Windows.

Abaixo, seguem os atalhos para fazer diversos tipos de print screen no Mac:

  1. Print screen da tela inteira: segure o botão Command apertado e depois pressione Shift e o número 3 (Command+Shift+3);
  2. Print screen de uma parte específica da tela: segure o botão Command apertado e depois pressione Shift e o número 4. Após isso, posicione o cursor em um dos cantos, pressione o mouse e solte quando você terminar de selecionar a área. Assim que você soltar o botão do mouse, o print screen da área selecionada será feito (Command+Shift+4 – selecionar a área);
  3. Print screen de uma janela aberta: segure o botão Command apertado e depois pressione Shift e o número 4. Após isso, pressione a barra de espaço e vá com o mouse em cima da janela desejada e clique para fazer o print screen somente daquela janela (Command+Shift+4 – espaço, selecionar a janela);

Você tem alguma dúvida e/ou dica que gostaria que fosse publicada? Deixe a sugestão nos comentários e farei o possível para publicá-la em breve.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

7 Replies to “MacDicas: Como fazer um Print Screen no Mac”

  1. Olá Marcus, fiz o print screen da forma que você ensinou. Consigo até escutar o barulho da suposta “cópia”da página sendo feita, porém não consigo colá-la (command V), na mensagem de corpo de um email por exemplo, como fazia com o Windows.
    Consegue me ajudar?

  2. a sua ajuda foi-me muito preciosa , obrigada por divir o seu conhecimentos por todos

  3. Presiso saber ,como posso postar o print que tirei no facebook/twitter/tumblr?
    Grata,Ana. xD é noiz no print

  4. Olá Marcus, copio a tela mas aparece um aviso “você não possui permissão para salvar arquivos na localização na qual são guardadas as fotos de tela”. Antes eu conseguia visualizar no desktop, mas agora ….nada. O que fazer?

  5. Parece coincidencia mas também eu fiquei como o Marcio. Alguém pode ajudar ?

  6. Quando executo o comendo, até faz o barulho de máquina fotográfica mas aparece a seguinte mensagem “Você não possui permissão para salvar arquivos na localização na qual são guardadas as fotos de tela.”
    O que devo fazer?

Deixe uma resposta