MacDicas: Como bloquear a tela com um atalho de teclado

Uma das coisas que os usuários do Windows mais sentem falta ao migrar para o Mac é o atalho “Win+L”, que permite que o usuário trave o seu desktop/notebook quando for sair da mesa por exemplo.

Como no Mac esse atalho não existe, mostrarei duas formas simples para obtermos o mesmo resultado no Mac:

Método 1: Shift+Ctrl+Eject

Utilize o atalho “Shift+Ctrl+Eject”, que coloca o monitor em repouso, bastando mexer o mouse para que ele acenda novamente. Entretanto, o atalho não implementa um travamento com senha como no Windows. Para isso, precisamos habilitar alguns controles de segurança:

  • Vá em Preferências de Sistema → Segurança → Geral
  • Selecione a opção “Exigir senha imediatamente depois do repouso ou quando inicie a proteção de tela”

Após isso, quando você utilizar o atalho “Shift+Ctrl+Eject”, e mexer no mouse para tirá-lo do repouso, ele irá pedir a sua senha para destravar a máquina.

Método 2: Protetor de Tela (cantos da tela)

Outra forma de obtermos os mesmos resultados é através da configuração da opção “cantos da tela” para ativar o protetor de tela. Para quem não sabe, o MacOS permite que você configure os quatro cantos da tela, de forma que quando você posiciona o mouse em algum desses cantos, ele executará algumas funções já disponíveis no sistema.

Para configurar essa opção vá em Preferências de Sistema → Mesa/Prot. Tela → Cantos de Acesso Rápido

Selecione o canto de sua preferência (eu utilizo o inferior esquerdo no meu MacBook), e escolha a opção “Iniciar o Protetor de Tela”, e clique em OK.

Após isso, basta você posicionar o mouse no canto escolhido e o protetor de tela entrará automaticamente. Da mesma forma que no método 1, você precisará habilitar o controle de segurança para que ele peça a senha para sair do protetor de tela.

Existe também uma opção onde é possível configurar um atalho customizado para ativar o protetor de tela, entretanto a configuração não é tão simples e acredito que os dois métodos acima atendam as necessidades da grande maioria dos usuários. Caso alguém queira aprender o outro método, deixe a sua opinião nos comentários e dedicarei um post só para esse método.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta