Como impedir que os cibercriminosos descubram sua senha

Por ser um parceiro McAfee na minha empresa, a Secure1 Technoogy, recebi hoje esse artigo muito interessante, com dicas sobre como criar senhas fortes e como protegê-las. Confira o texto na íntegra abaixo:

Como impedir que os cibercriminosos descubram sua senha

A única coisa que protege a sua conta bancária, seu cartão de crédito e seus e-mails pessoais é uma senha fácil de ser descoberta? Se for assim, você não é a única pessoa nessa situação. Parece que precisamos de senhas para tudo hoje em dia: fazer compras, ter acesso às contas e informações bancárias, entrar em contato com outras pessoas e compartilhar diversos documentos, imagens, entre outras coisas, pela Internet.

Assim, diante disto, torna-se tentador optarmos por escolher algo simples e fácil de lembrar.

Mas, escolher uma senha que contenha o nome do seu cachorro ou a data do seu aniversário pode ser um grande erro. Os criminosos do mundo virtual são espertos e podem descobrir senhas usando vários métodos, desde suposições com base em informações que você divulga na Internet até o uso de programas de computador que os auxiliam na pesquisa de combinações possíveis de palavras e números.

Embora possa não haver problemas em usar senhas genéricas e fáceis de lembrar em sites que não contêm nenhuma informação confidencial, quando se trata de bancos on-line, compras, e-mail e sites de redes sociais, você precisa pensar em criar senhas fortes que mantenham os criminosos longe de suas informações de identificação pessoal.

Mesmo para os “desafios”, ou as perguntas de segurança, que os sites apresentam no caso de você ter esquecido sua senha, em diversas situações são usadas informações que podem ser facilmente descobertas. Perguntas de segurança como “Qual é o nome do seu animal de estimação?” ou “Em que cidade você nasceu?” muitas vezes podem ser respondidas com informações do seu perfil em redes sociais ou outros sites nos quais você divulga seus dados pessoais.

Portanto, a melhor defesa contra os cibercriminosos é uma senha forte que seja fácil de lembrar, mas difícil de ser descoberta. Veja aqui algumas dicas de especialistas para auxiliar na criação de uma senha forte e para mantê-la em segurança

O que fazer:

  • Escolher uma senha que tenha pelo menos oito caracteres
  • Incluir letras minúsculas e maiúsculas
  • Incluir números e símbolos, tais como 5, 3, $, ! ou #

O que não deve ser feito:

  • Usar informações pessoais, tais como nome, endereço, nome do animal de estimação ou música favorita, datas de nascimento.
  • Usar palavras encontradas em dicionários, gírias ou palavras com erros de ortografia comuns.
  • Usar mais de três caracteres consecutivos do mesmo tipo, como 123 ou xyz.
  • Usar a mesma senha para sites que contêm informações confidenciais, como sites de bancos e lojas de comércio eletrônico

Agora que você sabe como criar uma senha forte, faça com que ela seja fácil de ser lembrada. Uma boa ideia é redigir um texto, frase ou ditado comum e transformá-lo em uma combinação inteligente de senha. Por exemplo, “To be or not to be” (“Ser ou não ser”) pode se tornar “2B-or Not_2b?” no idioma inglês. Ou criar uma senha olhando para o teclado e traçando uma forma sobre as teclas. Desenhando um “M” a partir da tecla “A”, você forma a senha “AW3$R%TH”.

Pode parecer difícil de lembrar, mas, quando você pensa no traçado sobre o teclado, é possível digitá-la facilmente. Depois de criar uma senha forte, você deve protegê-la. Não divulgue sua senha, nem mesmo a amigos próximos, e não deixe de mudar as senhas uma ou duas vezes por ano. Se você anotar a senha, não a deixe perto do computador e torne-a complexa acrescentando outras letras e números ao redor dela. Por fim, verifique se você tem um software de segurança completo, como o McAfee Total Protection™, que pode contribuir para a proteção contra malwares (por exemplo, rastreadores de digitação, que podem gravar secretamente suas senhas no momento em que você as digita).

Via McAfee

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta