Alerta de SCAM no Facebook: Girl killed herself after her dad posted a secret of her on here fb wall

Um novo golpe no Facebook está aparecendo no Feed de Notícias com o título “Girl killed herself after her dad posted a secret of her on her fb wall”. Tradução: garota se mata após o pai postar o seu segredo no mural do facebook. Como já foi publicado aqui no blog, qualquer notícia com apelo sensacionalista ou sexual geralmente é golpe. E esse não foge a regra.

O post aparece da seguinte forma no seu Feed de Notícias:

O título, como sempre sugestivo, utiliza um apelo sensacionalista e uma foto de uma mulher sangrando, atraindo os usuários a clicarem para assistir o suposto vídeo. Notem que o domínio para o suposto vídeo é o 47b0m3qb.xcqv.com (podem haver variações desse domínio), mas qualquer pessoa é capaz de identificar que esse domínio é falso. Após clicar no link, o usuário é direcionado a página abaixo:

Notem que essa é uma página FALSA, o que é facilmente identificado pelo domínio fbsuicide.info (veja a barra de endereços do navegador). Uma vez que o usuário clicar no botão Play, você tera ativado o Survey Scam e irá publicar automaticamente no seu mural que você “comentou” o link. Logo após, você será redirecionado para a página abaixo:

NUNCA preencha qualquer tipo de pesquisa (survey) para conseguir visualizar qualquer tipo de conteúdo (vídeos, fotos, etc) no Facebook. Isso é uma dica importante para identificar e evitar os Survey Scams. Cada vez que você preenche uma pesquisa, o criador do golpe recebe uma comissão. Adicionalmente, os criminosos poderão ter acesso aos seus dados no Facebook.

Se você caiu no golpe e clicou no link, faça o seguinte: Clique na opção Perfil (canto superior direito da tela) e encontre o post que fala que você comentou o SCAM. Para apagá-lo, simplesmente clique no “x” que aparece no canto superior direito do post, quando você para o mouse em cima dele. Escolha a opção Remover a mensagem e desfazer o “curtir”.

Como via de regra, a recomendação é SEMPRE prestar atenção antes de clicar em qualquer  link, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Acompanhem o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia e encaminhe o link para os seus amigos que estejam caindo no golpe. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta