Alerta de SCAM no Facebook: Video – Modelo italiana mostrando sus atributos

Um novo golpe está circulando no Facebook está aparecendo no Feed de Notícias de diversos usuários. Novamente, os scammers utilizaram a curiosidade como ponto fraco para atrair as vítimas. A mensagem, escrita em espanhol, tem o título “Video – Modelo italiana mostrando sus atributos”. Veja abaixo como o post aparece no seu Feed de Notícias:

A imagem que aparece junto ao post é bastante sugestiva, já que mostra uma mulher com um decote bastante provocador, e que aliado ao texto da mensagem faz com que os usuários pensem que ela provavelmente deixou à mostra o que não devia. Esse é um golpe semelhante ao “Descuido de Famosa en un programa de TV” que já postei aqui no blog.

O primeiro ponto que podemos notar é o domínio “www.10sms.info” que aparece abaixo do título, onde geralmente vemos o YouTube ou Vimeo. Via de regra, qualquer domínio com essa extensão (.info) contém conteúdo malicioso.

Quando o usuário clica no link, ele é direcionado à uma nova página com um suposto vídeo do YouTube no centro. Vejam o screenshot da página abaixo (clique na imagem para ampliar):

Nessa página podemos notar várias coisas suspeitas. Primeiro, vejam o endereço da página. Essa é claramente uma página falsa que imita a página do facebook. Em cima do suposto vídeo, existe uma confirmação (em espanhol) para que você confirme que tem mais de 18 anos. NÃO CLIQUEM NO BOTÃO!! Logo após clicar no botão, você terá clicado em um código malicioso que dará um “Curtir” e irá comentar a página, o que faz com que isso apareça do Feed de Notícias dos seus amigos mostrando que você “Curtiu” e comentou o link. Aí os seus amigos irão fazer o mesmo, e assim por diante. Já deu pra perceber como esse link está conseguindo se propagar rapidamente, certo?

Uma vez que o usuário clique na confirmação da idade, ele terá ativado o Survey Scam, e será redirecionado para a página abaixo (clique para ampliar):

Notem que o endereço da página mudou novamente, apesar do layout da página continuar imitando o Facebook. Conforme eu já comentei em diversos posts com os alertas de segurança do Facebook, NUNCA preencha qualquer tipo de pesquisa (survey) para conseguir visualizar qualquer tipo de conteúdo (vídeos, fotos, etc) no Facebook. Isso é uma dica importante para identificar e evitar os Survey Scams. Cada vez que você preenche uma pesquisa, o criador do golpe recebe uma comissão. Adicionalmente, os criminosos poderão ter acesso aos seus dados no Facebook.

Se você caiu no golpe e clicou no link, faça o seguinte: Clique na opção Perfil (canto superior direito da tela) e encontre o post que fala que você comentou o SCAM. Para apagá-lo, simplesmente clique no “x” que aparece no canto superior direito do post, quando você para o mouse em cima dele. Escolha a opção Remover a mensagem e desfazer o “curtir”. Se os seus amigos estão caindo no golpe, clique no botão “Curtir” no final do post para compartilhar a informação com os seus amigos, e envie o post para eles.

Como via de regra, a recomendação é SEMPRE prestar atenção antes de clicar em qualquer  link, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Acompanhe o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia, gadgets, redes sociais e segurança. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

Para os curiosos de plantão, abaixo temos o vídeo da italiana, enviado pelo leitor Ivanildo.

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

41 Replies to “Alerta de SCAM no Facebook: Video – Modelo italiana mostrando sus atributos”

  1. Muito bom!

    Sabe se esse scam representa um perigo maior, como instalação de bankers, keyloggers ou apenas esse survey scam?

    Obrigado!

  2. marcus,

    cai nesta armadilha!
    tenho várias dúvidas…
    contamina o computador ou só o face?
    o que esse virus faz e o que eu devo fazer agora?
    já troquei minha senha do face. será que estou segura?
    super obrigada!!!
    abs
    gabriela

  3. Marcus,

    Eu sou mais um que caí neste golpe, porém eu só cliquei no primeiro “Jaa”, quando surgiu a segunda tela eu não cliquei pois achei muito estranho.
    Para ver se eu “curti” eu fui no meu perfil e nada foi publicado sobre este Survey Scam, gostaria de saber se ele instala algum vírus na máquina (se sim quais são as complicações) ou se ele somente induz inúmeras pessoas e ganha dinheiro em cima de nós.

  4. @Bruno
    Bruno, o golpe não instala nenhum vírus, pois se trata de um survey scam e o objetivo é conseguir o máximo de visitantes e preenchimento das pesquisas. De qualquer forma é importante ficar atento pois alguns golpes oferecem riscos de vírus, etc.

  5. Acessei o FB do IPhone. Aparelho celular tbm pega algum tipo de vírus?
    Obrigada.

  6. oi eu tenho uma pergunta… se eu não preenchi pesquisa nenhuma eu to salvo??

  7. Meu filho clicou com o meu e dele (dia 21/07). Agora fui tentar acessar a minha página e ela está indisponivel. Detalhe, a do meu filho tb…
    Aparece esta mensagem:Conta temporariamente indisponível
    Sua conta está indisponível no momento por causa de problemas no site. Esperamos que o problema seja resolvido rapidamente. Por favor Tente novamente em alguns minutos.
    .
    Tentei ver meu perfil pelo do meu marido e só aparece nome e foto, quando clico pra abrir, aparece que está indisponivel….
    O que pode ter acontecido e o que posso fazer?
    será que o virus passou pra maquina tb?

    Por favor, me ajude… obrigada!

  8. Bom gente, pelo iPhone abre link e posta no facebook, já pelo Blackberry nao.
    O Blackberry nao resolve o link, portanto quem utilizar um BB nao correrá o risco de cair nessa sacanagem.

  9. Obrigado pela dica … geralmente eu testo esses golpes em uma conta fake que eu tenho, mas nunca cheguei a testar nos dispositivos móveis. Bom saber e farei alguns testes de agora em diante com o iPhone e Blackberry tb (não tenho Android)

  10. Juliana, esse tipo de golpe não costuma ter vírus associado, mas tenho visto de vez em quando alguns leitores reclamar de problemas na conta. A sugestão inicial é conseguir acessar a conta e trocar a senha. Fora isso, verifique se o seu anti-vírus está atualizado e faça uma varredura na máquina. A sua conta do Facebook está associada ao seu hotmail? Vou tentar encontrar o seu perfil pra ver como aparece pra mim.

  11. O não preenchimento da pesquisa faz com que os scammers não ganhem dinheiro, mas não evita que o link do golpe seja publicado no seu perfil.

  12. Realmente cara vc manda muito bem pus seu site nos favoritos agora parabens e obrigado

  13. Pingback: Cuidado com o golpe da modelo italiana no Facebook – Re:Bit

  14. Nossa! Quase cai nessa!!!
    Minha sorte foi que o Avast não deixou a página abrir…
    Já curti o post e espero ajudar os meus amigos do facebook!
    Vlw por desmascarar o golpe! Parabéns!!!

  15. Obrigado pelas dicas e informações.Foi tudo muito útil.Já estou divulgando para meus amigos do FB suas recomendações.Valeu.Vou te seguir com frequencia.Obrigado de novo.Parabens pelo trabalho!

  16. Depois que eu clico, a mensagem aparecerá somente para meus amigos? Eu cliquei, mas a mensagem não apareceu no meu Feed…

  17. Pingback: Alerta de SCAM no Facebook: Video – Modelo italiana mostrando sus atributos « service deskeiros

  18. Tentei abrir essa postagem!Nao sei que danos aconteceram para mim!E agora?Já com artilhei o aviso para que outros incautos nao sejam tao curiosos como eu fui.

  19. El propósito de estas estafas encuesta es conseguir que su celular
    número de teléfono. Una vez que han de eso, cuenta que usted extra
    para la “prima de tasa de servicios de SMS” – que le envíe el texto
    mensajes y luego te cobran un elemento adicional en su
    factura del teléfono. Nunca les da su número y comprobar
    su cuenta a menudo!

  20. olá marcus…
    tem um amigo meu que me mandou um video com o titulo “This girl had an orgasm pedro from a roller coaster! check this!” e eu cliquei…. depois o video disse para eu ir a uma tecla que dizia “continue” e eu carreguei… depois apareceu-me algo parecido com um video a explicar que para ver o video precisava de carregar no C+V em cima do browser e depois carregar na tecla ENTER… fiz isso… depois descobri que era um video scam e fui ao centro de ajuda do facebook e cliquei na area que dizia que a minha conta do facebook foi comprometida e depois mudei as passes do meu email e do facebook…. gostaria de saber se tenho de fazer mais alguma coisa ou se a minha conta do facebook continua comprometida…

  21. @jp
    JP, a recomendação aqui é seguir os passos do post que publiquei sobre esse SCAM. Adicionalmente, atualize o seu anti-vírus, faça uma varredura na máquina e troque a sua senha do facebook. []s

  22. Não consigo aceder a minha conta no Facebook, e aparece a seguinte mensagem: “Neste momento, a tua conta está indisponível devido a um problema no site. Esperamos que isto esteja resolvido em breve. Por favor, tenta novamente dentro de alguns minutos”.

    O mesmo problema que tinha a conta da Juliana acima, a questão é a seguinte: como conseguirei mudar a senha se não consigo ne aceder a aplicação???

  23. @Mara
    Mara, isso aconteceu comigo há duas semanas … após alguns minutos a conta volta a funcionar. Deve ser alguma manutenção nos servidores e geralmente afeta algumas contas apenas.

  24. @maiara
    Maiara, isso provavelmente é problema de vírus no seu computador e não problema no Facebook. Você possui um antivírus na máquina? Está atualizado? Recomendo que você faça uma varredura completa na máquina.

  25. Um amigo meu recebeu um video no facebook que era um vírus. Ao recebe-lo e ao entrar nele, automaticamente, enviou para todos os seus amigos o mesmo video sem ele o ter feito. Eu recebi esse video e carreguei em denunciar e agora a única coisa que consigo fazer é meter gostos, se quero comentar ou postar algo recebo esta mensagem: ‘Por motivos de segurança, a tua conta tem acesso limitado ao site durante alguns dias. Se tiveres alguma dúvida, contacta o nosso Centro de Ajuda’…. Isto já há 5 dias, logo nesta época em que mais precisava de contactar com amigos e familiares..!! Será que existe algum e-mail em que eu possa contactar com alguém do facebook para eu voltar a ter acesso à minha conta? Não é justo passar o natal e a passagem de ano sem poder comunicar na minha página do facebook ainda mais sem ter a culpa e já era tempo de me terem resolvido o assunto.. :(((

  26. Olá
    Estou pesquisando na net incessantemente como me livrar de uma página suspeita do Facebook que insiste em abrir, cada vez que eu tento acessar o facebook.
    O que acontece: Quando acesso via Mozilla o face, logo abre uma página peli IE da abertura do site do facebook. Noto que a página é estranha, o endereço é outro..é fake com certeza.
    Já baixei anti vírus, passei spyboot, e nada faz que isso pare de acontecer.
    O que eu poderia tentar para solucionar este inconveniente???
    Obrigada

  27. vou compartilhar no facebook aparece Sua conta possui acesso limitado o que é isto ?

  28. ola!!!No meu facebook fazer mais nada,pq esta aparecendo q minha conta esta com acesso ilimitado…nao consigo conversar pelo bate papo,publicar no meu mural e nem comentar em nada…oq eu faco??Eu acho q eh um virus,pos a pouco tempoo me mandaram assim:Click aqui e vc vera quem foram os seus amigos que mais entraram no seu facebook…depois disso ,minha conta no face esta assim…me ajude PLIS

  29. julianna :
    ola!!!No meu facebook fazer mais nada,pq esta aparecendo q minha conta esta com acesso ilimitado…nao consigo conversar pelo bate papo,publicar no meu mural e nem comentar em nada…oq eu faco??Eu acho q eh um virus,pos a pouco tempoo me mandaram assim:Click aqui e vc vera quem foram os seus amigos que mais entraram no seu facebook…depois disso ,minha conta no face esta assim…me ajude PLIS

    julianna :
    ola!!!No meu facebook fazer mais nada,pq esta aparecendo q minha conta esta com acesso ilimitado…nao consigo conversar pelo bate papo,publicar no meu mural e nem comentar em nada…oq eu faco??Eu acho q eh um virus,pos a pouco tempoo me mandaram assim:Click aqui e vc vera quem foram os seus amigos que mais entraram no seu facebook…depois disso ,minha conta no face esta assim…me ajude PLIS

    @Tânia

Deixe uma resposta