Saiba o que o ‘x’ quer dizer na velocidade dos cartões de memória

Atualmente os cartões de memória (SD, CF, etc) não apresentam a velocidade em Mb/seg e sim em “vezes” (ex: 8x, 12x, 20x, 133x, etc). Qualquer pessoa consegue entender que quanto maior o número, maior a velocidade. Porém, o que o ‘x’ significa? Estamos multiplicando o numeral que vem na frente por quanto?

A resposta para essa pergunta é relativamente simples, porém não é óbvia. Os fabricantes de cartões de memória adotaram a mesma taxa de transferência dos CD-ROM como padrão, ou seja, 1x = 0.15 Mb/seg ou 1,2288 Mbps. Essa é a mesma taxa de transferência de um CD de áudio. Um exemplo: um cartão 133x possui uma taxa de transferência de 19,95 Mb/segundo.

O mais engraçado, é que esse padrão foi estabelecido para a velocidade que os drives de CD giram os discos, pois quanto mais rápido, maior a velocidade e mais rápida será a leitura. Por exemplo, um drive 1x gira o disco entre 200 e 500 rpm, enquanto um drive 8x gira o disco entre 1600 e 4000 rpm.

Sabemos que os cartão de memória não possuem nenhuma peça móvel, mas mesmo assim os fabricantes continuam a utilizar esse padrão que não faz o mínimo sentido. Por que? Essa é uma resposta que eu também gostaria de saber.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta