Alerta de Vírus no Facebook: Oiee, posso postar essas fotos no orkut????

Um vírus está se replicando no Facebook com o título “Oiee, posso postar essas fotos no orkut????”

O post aparece da seguinte forma no Feed de Notícias:

A publicação no seu mural aparece como se um amigo tivesse postado fazendo a pergunta,  apresentando um link para você clicar. NÃO CLIQUE NO LINK. Notem que o domínio pdh.co é algo altamente suspeito. O link vai tentar abrir um arquivo .scr (protetor de tela do windows) e irá contaminar o seu micro.

Em alguns testes que fiz, após clicar no link, você verá as seguinte telas:

 

Logo após o link se transforma, mostrando o arquivo .scr. Veja o screenshot.

Como vocês podem ver abaixo, o anti-vírus detectou o arquivo como sendo um vírus.

Ainda estou tentando descobrir a origem, pois infelizmente eu detectei o vírus por acaso e ainda não consegui descobrir como ele é desencadeado. Assim que eu conseguir maiores informações, irei atualizar o blog. Enquanto isso, se você encontrar esse post no seu mural, exclua-o clicando no “X” do lado direito da mensagem.

Se você recebeu essa publicação no seu mural, avise o(s) seu(s) amigo(s) que supostamente publicaram no seu mural, pois eles foram vítimas desse ataque. Clique no botão “Curtir” no final do post para compartilhar a informação com os seus amigos, e envie o post para eles. Como via de regra, a recomendação é SEMPRE prestar atenção antes de clicar em qualquer  link, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Acompanhe o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia, gadgets, redes sociais e segurança. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta