Nova tecnologia WiFi 802.22 promete alcance de até 100 km

Essa é uma notícia que vai alegrar muitos usuários ao mesmo tempo que vai apavorar as operadoras de telefonia móvel.  Um novo padrão da tecnologia WiFi, a IEEE 802.22TM, foi anunciada com a promessa de permitir um alcance de até 100km em uma velocidade de 22Mbps. A tecnologia irá utilizar as frequências de TV (VHF e UHF) que não estão sendo utilizadas, sem interferir assim nas transmissões das emissoras.

Imaginem só poder conectar em sua rede wireless de casa mesmo estando em outra cidade, até 100km de distância, evitando assim gastos adicionais com o plano de dados do celular, que além de possuir uma velocidade péssima, custa caro (no Brasil). Isso é o que podemos chamar de liberdade de dados!

A notícia é boa até demais para acreditar, e com certeza irá gerar uma briga entre as operadoras de telefonia móvel e os provedores de internet. Será que a politicagem irá deixar que essa nova tecnologia seja lançada de fato? Outra preocupação que eu vejo é que com inúmeros roteadores WiFi instalados e com a falta de segurança nesses roteadores, principalmente causados pela falta de conhecimento dos usuários, essa tecnologia irá possibilitar que os hackers utilizem essas redes para lançar ataques. De qualquer forma vamos aguardar para ver se essa tecnologia nasce de fato.

Via ArsTechnica

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

2 Replies to “Nova tecnologia WiFi 802.22 promete alcance de até 100 km”

  1. Pingback: Dependendo de uma tecnologia que ainda no momento não sabemos o futuro do mercado !

  2. Olá pessoal do marcustrotta.com, sou técnico em informatica avançada da Guitronic Technologies e gostei do sistema. Quero tirar umas dúvidas com voces ok??

    para começar eu gostaria de saber se este sistema ja esta disponivel aki no brasil.. esta??

    gostaria tambem de saber o custo dele se ja disponivel..

    se não disponivel, gostaria de saber uma previsao de lançamento para nós..

    e ainda se não for muito imcómodo, gostaria que voces do site me mandassem um diagrama de instalaçao desse sistema para mim poder intender melhor o funcionamento, pois estou realmente interessado.

    Parabens pelo post, e se possivel mandar as minhas informações para: gui-silva_longen@hotmail.com

    desde ja Muito Obrigado.. Att Guilherme Longen da Guitronic Technologies

Deixe uma resposta