Projeto SPICE promete combater o aquecimento global com balões cheios d’agua

Uma forma de combater o aquecimento global é pararmos com a emissão de gases que geram o famoso efeito estufa. Apesar de sabermos que essa é a melhor solução para o problema, colocar isso em prática não é tão simples o quanto parece.

Pensando nisso surgiu o projeto SPICE (Stratospheric Particle Injection for Climate Engineering) que promete fazer um “arrefecimento” global, ou seja, quase que um ar condicionado pro mundo (em uma analogia bem exagerada). Como funciona? O primeiro teste deve acontecer na Inglaterra, onde um balão irá pulverizar água a 1km de altitude inicialmente. O projeto final envolve balões gigantescos pulverizando um produto químico especialmente criado para refletir a energia solar a 20km de altitude.

Um outro problema é que como a quantidade necessária da substância é extremamente grande, o balão terá uma mangueira que ficará ligada a um recipiente em terra que vai bombear o produto para o balão. Coisa de louco? Provavelmente, mas quem sabe isso pode se tornar uma solução alternativa para o aquecimento global.

O que você acha da idéia?

Via Guardian

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta