A evolução em uma década de armazenamento de dados [Infográfico]

Eu ainda me lembro do meu primeiro PC, o qual ganhei no final dos anos 80 (eu cheguei a ter um CP-400 e um CP-500 da Prológica antes disso). Se tratava de um PC-XT (com certeza alguns leitores não vão saber o que é um PC-XT ou um PC-AT), e tinha o lendário processador 8088 de 4.77Mhz, 640Kb de RAM, dois drives de 5 1/4″ e não possuia HD (era possivel carregar o sistema operacional DOS via disquete). Após algum tempo, comprei um HD Seagate de 40Mb (isso mesmo, Megabytes), o que na época era algo como um HD de 10Tb hoje em dia.

Em pouco mais de 20 anos de evolução tecnológica, os processadores agora possuem vários núcleos e chegam a velocidades de 3Ghz. Os computadores básicos possuem algo entre 2Gb e 4Gb de RAM e os HD’s dos computadores atuais começam em torno de 500Gb, chegando até 2Tb. Disquete? Ninguém sabe mais o que é isso há muito tempo.

Rackspace, empresa americana de hosting e cloud computing, criou um infográfico muito interessante, ilustrando os avanços da tecnologia de armazenamento de dados na última década.

O que será que nos espera nos próximos 10 anos?

Via LaughingSquid

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta