Cientistas transformam memórias visuais em um vídeo impressionante [Vídeo]

Já pensou em poder gravar os seus sonhos e transformá-los em um vídeo, assim como já vimos em vários filmes? A tecnologia para alcançar esse objetivo está evoluindo bastante, e cientistas da Universidade de Berkeley descobriram uma forma de transformar os impulsos elétricos que o nosso cérebro utiliza para interpretar estímulos visuais em um vídeo. Confira o resultado no vídeo abaixo.

Para conseguir esse feito, os pesquisadores utilizaram um aparelho de ressonância magnética funcional para medir o fluxo de sangue no córtex visual do cérebro. Após essa medição, o cérebro foi dividido em píxeis volumétricos (ou vóxels), e um modelo computacional foi utilizado que “interpreta” como determinada informação visual é transformada em atividade cerebral.

Na prática, os “cobaias” assistiram alguns vídeos curtos, enquanto as suas atividades cerebrais eram registradas pelo computador, que foi aprendendo como associar os padrões visuais do filme com a sua correspondente atividade cerebral.

O algoritmo foi construido com base em 5 mil horas de vídeos aleatórios do YouTube, e que foram utilizados para ensinar o programa a prever a atividade cerebral estimulada pelos filmes. No final, o programa escolhe os 100 vídeos que são mais parecidos com o que a pessoa assistiu, e faz uma fusão desses vídeos para criar o filme assistido pela pessoa. Coisa bem simples de entender 🙂

O resultado é um vídeo que mostra como o nosso cérebro enxerga as coisas, e pelo o que podemos conferir nos vídeos, podemos dizer que muitas vezes está muito próximo do real. Para saber maiores detalhes sobre essa fantástica pesquisa, visite o site oficial.

Abaixo, confira outro vídeo comparando a visão de 3 pessoas diferentes.

Via Gizmodo

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta