Como fazer upgrade das suas músicas no iTunes Match [Tutorial]

A Apple lançou recentemente o iTunes Match e uma das grandes vantagens é a legalização da sua biblioteca de músicas, bem como o upgrade dos arquivos para o formato AAC 256kbps. O serviço não está disponível no Brasil, mas existe um jeito de habilitá-lo (leia o tutorial “Como assinar o iTunes Match no Brasil”).

Entretanto, quando fazemos o Match, as músicas (leia-se arquivos MP3) continuam as mesmas no iTunes, e você precisa fazer uma intervenção manual para que ele faça o upgrade nos arquivos que estão na sua máquina.

Eu preparei um tutorial simples abaixo para que vocês consigam fazer o upgrade dos seus MP3s.

1. Primeiro, clique com o botão direito na barra superior e selecione a opção “iCloud Status”.

2. Você deverá fazer o upgrade somente nas músicas que foram encontradas (Matched) pelo serviço. Se no iCloud Status estiver “Uploaded”, NÃO selecione a música.

3. Selecione as músicas que você quer fazer o upgrade, clique com o botão direito e selecione a opção Delete (apagar).

4. A seguinte mensagem irá aparecer. Selecione a opção “Delete Songs”. NÃO selecione a opcão para deletar/apagar as músicas do iCloud.

5. O iTunes irá perguntar se você quer remover os arquivos atuais (enviar pra lixeira). Eu sempre envio para a lixeira e caso aconteça algum problema, é só restaurar depois. Depois que o download é feito eu limpo a lixeira.

6. Você irá retornar para a biblioteca de músicas e um ícone de download do iCloud irá aparecer nas músicas que você removeu. Notem que o bitrate de todas as músicas mudou automaticamente para 256kbps (nesse exemplo era 192kbps antes).

7. Selecione novamente todas as músicas, clique com o botão direito e selecione a opção “Download”.

8. Pronto, o iTunes irá fazer o download das músicas selecionadas e após finalizado você terá todos os arquivos em formato AAC (.m4a) 256kbps.

Você está utilizando o iTunes Match? Está gostando? Deixe o seu comentário.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

2 Replies to “Como fazer upgrade das suas músicas no iTunes Match [Tutorial]”

  1. Marcos uma pergunta, se depois eu cancelar o iTunes Match, eu vou perder essas musicas de boa qualidade ou elas vão continuar ser minhas? Obrigado

Deixe uma resposta