E o novo iPad se chama …. “o novo iPad”

Finalmente, o tão esperado lançamento da nova geração de iPads aconteceu, e entre os inúmeros rumores sobre como seria o novo modelo, apenas alguns (os mais óbvios) se confirmaram.

Primeiramente, todos esperavam que o novo modelo fosse batizado com o nome de iPad 3, ou iPad HD (por causa da tela retina). Entretanto, a Apple decidiu chamá-lo simplesmente de “o novo iPad”. O nome faz todo sentido, pois o novo modelo é um upgrade da versão atual no que diz respeito a performance, mantendo o mesmo design do iPad 2. Então quais são as novidades?

Retina Display

Essa era provavelmente uma das novidades mais esperadas para o novo modelo. Herdada do iPhone 4, a tela Retina introduz um novo patamar de resolução, ítem que a concorrência ainda não conseguiu igualar nem nos smartphones. A tela de 9.7″ possui uma impressionante resolução de 2048 x 1536 pixels, superando inclusive as televisões Full HD que temos no mercado.

Novo processador A5X

Para suportar a nova resolução, o novo iPad ganhou um novo processador, o A5X, que ainda é um modelo dual-core, mas traz quatro GPUs (“Quad-core Graphics”) ao invés das duas GPUs do processador A5 do iPad 2.

Câmera

A câmera do novo iPad possui 5 MP de resolução, capacidade para gravar vídeos em Full HD (1080p).

Conectividade

Novamente os rumores acertaram e o novo iPad possui agora suporte a rede 4G LTE (algo que sabe-se lá quando teremos no Brasil, já que nem a rede 3G funciona de forma aceitável). A funcionalidade de acesso pessoal (personal hotspot) também estará disponível no novo iPad, algo que só estava disponível no iPhone até então.

Os preços continuam os mesmos e como sempre não há previsão de lançamento no Brasil, ou seja, se você quiser um “novo iPad”, terá que comprá-lo no exterior por enquanto.

Na minha opinião, é um upgrade que não é tão facilmente justificável, a não ser você seja um “power user” e que faça questão da altíssima resolução da tela retina.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta