Entenda a diferença entre vírus, trojan, spyware, worm e malware [Segurança]

Acredito que grande parte dos leitores aqui do blog já devem ter passado por algum tipo de problema envolvendo vírus, spyware, etc em suas máquinas. O grande problema é que a maioria dos usuários não sabem qual a diferença entre vírus, spyware, cavalo de tróia (trojan horse), worm e malware, apesar da maioria desses termos estarem presentes a todo momento em nossas vidas.

Para esclarecer algumas dessas dúvidas, abordaremos de uma forma bem simplista nesse post, as principais diferenças entre vírus, spyware, trojan, worm e malware.

O que é malware?

A palavra malware é uma abreviação para malicious software, ou software malicioso. É um termo muito utilizado para descrever todos os tipos de vírus, worms, spyware ou qualquer outro software desenvolvido para comprometer a segurança do seu computador e/ou roubar informações.

Vírus

O vírus de computador é um malware (ou programa malicioso) que se propaga através de cópias de si mesmo e se tornando parte de outro programa. A grosso modo, a disseminação de um vírus de computador acontece quando arquivos contaminados são copiados e/ou compartilhados, espalhando-se para outros computadores dessa forma.

A maioria dos vírus são encontrados em arquivos executáveis, mas podem também ser encontrados em scripts, macros em arquivos Office (word, excel, etc), e outros. Os vírus podem atacar os computadores de várias formas, por exemplo: alguns podem deixar os computadores inoperantes, enquanto outros podem simplesmente apagar e corromper vários arquivos (pessoais ou de sistema). Basicamente podemos dizer que a função de um vírus é causar estragos em suas vítimas.

Spyware – software espião

What’s the Difference Between Viruses, Trojans, Worms, and Other Malware?Spyware é qualquer software instalado que coleta informações sem o seu conhecimento e/ou autorização, e as envia para outro computador (geralmente de criminosos), onde as suas informações serão disponibilidadas para que possam ser utilizadas. O spyware tem como foco principal ganhar dinheiro às suas custas, mas sem causar danos perceptíveis no seu computador (ao contrário do vírus).

Trojan Horses (cavalo de tróia)

What’s the Difference Between Viruses, Trojans, Worms, and Other Malware?Os trojans, ou cavalos de tróia, assim como a lenda liberam uma porta em seu computador para facilitar uma possível invasão. Na maioria dos casos, os trojans permitem que os computadores de suas vítimas sejam controladas remotamente, seja diretamente ou para que façam parte de um botnet, uma rede de computadores infectadas com malware que são utilizadas para atacar outras vítimas. A grande diferença entre um vírus e um trojan é que o trojan não se replica, ou seja, ele precisa ser instalado por um usuário (geralmente sem conhecimento).

Worms

O worm, ou verme de computador, utiliza a rede para enviar cópias de si mesmo para outros computadores, geralmente utilizando alguma falha de segurança e de forma automática, sem a intervenção do usuário. Por esse motivo, eles são capazes de se replicar rapidamente, infectando todos os computadores que encontra em seu caminho. Esse é o tipo de malware utilizado com maior frequência atualmente e são sempre confundidos com vírus de computador.

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

One Reply to “Entenda a diferença entre vírus, trojan, spyware, worm e malware [Segurança]”

Deixe uma resposta