Alerta de SCAM no Facebook: Harlem Shake Awesome Dance

Um novo golpe no Facebook com o título “Harlem Shake Awesome Dance” começou a circular no Feed de Notícias de vários usuários do Facebook.

O post aparece da seguinte forma no Feed de Notícias:

harlem-shake-scam

A imagem que aparece junto ao post como sempre é sugestiva, e como novamente utiliza um apelo sexual para atrair as vítimas. Como comentei em diversos posts passados, qualquer post no Facebook com apelo sexual ou sensacionalismo (geralmente violência) QUASE SEMPRE É GOLPE. Ou seja, é importante prestar muita atenção sempre que identificarem um post desse tipo.

O primeiro ponto que podemos notar no post é um erro de inglês no título (awsome ao invés de awesome), mas realmente dúvido que as pessoas se atentem para isso. Logo após notamos o  domínio “harlem-shake1.blogspot.fr” que levanta suspeitas.

Quando o usuário clica no link, ele é direcionado à uma nova página com um suposto vídeo do no centro. Veja o screenshot da página abaixo:

harlem-shake-scam-2

Em primeiro lugar, NÃO CLIQUEM NO BOTÃO PLAY!! Ao clicar no botão play, você terá clicado em um código malicioso que dará um “Curtir” no link, o que faz com que isso apareça do Feed de Notícias dos seus amigos mostrando que você “Curtiu” esse mesmo link. Aí os seus amigos irão fazer o mesmo, e assim por diante propagando o golpe rapidamente pelo Facebook. Notem também o endereço da página que é totalmente suspeito.

Após clicar no link, você terá ativado o Survey Scam, e será redirecionado para a página abaixo (clique para ampliar):

harlem-shake-scam-3

Repetindo a recomendação de sempre, NUNCA preencha qualquer tipo de pesquisa (survey) para conseguir visualizar qualquer tipo de conteúdo (vídeos, fotos, etc) no Facebook. Isso é uma dica importante para identificar e evitar os Survey Scams. Cada vez que você preenche uma pesquisa, o criador do golpe recebe uma comissão. Adicionalmente, os criminosos poderão ter acesso aos seus dados no Facebook.

Se você caiu no golpe e clicou no link, faça o seguinte: Clique na opção Perfil (canto superior direito da tela) e encontre o post que fala que você curtiu o link do SCAM. Para apagá-lo, simplesmente clique no “x” que aparece no canto superior direito do post, quando você para o mouse em cima dele. Escolha a opção Remover a mensagem e desfazer o “curtir”. Se você não encontrar o post acessando o seu perfil (aconteceu isso em um dos testes que realizei), clique em Registro de Atividades (fica dentro do seu perfil). Lá você terá a opção de desfazer a “Curtida”, conforme você pode ver no screenshot abaixo:

harlem-shake-scam-4

Sugiro também que você clique na opção Denunciar/Marcar como spam.

Se os seus amigos estão caindo no golpe, clique no botão “Curtir” no final do post para compartilhar a informação com os seus amigos, e envie o post para eles. Como via de regra, a recomendação é SEMPRE prestar atenção antes de clicar em qualquer  link, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Abaixo, seguem alguns posts aqui no blog que ajudam você a identificar esses virais, fraudes, etc.

Acompanhe o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia, gadgets, redes sociais e segurança. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

2 Replies to “Alerta de SCAM no Facebook: Harlem Shake Awesome Dance”

  1. Esse SCAM do harlem shake awsome dance produz algum dano além da publicação do “curtir”? O único dano é disseminar o vídeo ou há algum roubo de informações ou virus?

Deixe uma resposta