Ford apresenta sistema que estaciona carro por controle remoto [Vídeo]

Ford-Tecnologia-01-565x299

Durante o evento Ford Future, na Bélgica, a montadora apresentou “novas” tecnologias para uma nova geração de automóveis: um sistema que permite estacionar o carro ao toque de um botão (até aí não é muita novidade), com o motorista dentro ou até mesmo fora da cabine, e um outro que desvia de obstáculos e freia automaticamente para evitar colisões.

Confira abaixo maiores detalhes sobre estas duas tecnologias.

Ford-Tecnologia-02-565x317

Estacionamento totalmente autônomo: Usando sensores que detectam uma vaga disponível, basta o motorista ativar o seu funcionamento através de um botão, tando dentro como fora do carro (o que ajuda muito em vagas apertadas e principalmente no embarque e desembarque de idosos ou pessoas com alguma dificuldade). Durante a manobra, o motorista precisa manter o botão pressionado, permitindo assim que a mesma seja interrompida a qualquer tempo, caso seja necessário.

Confira o vídeo abaixo:

Desviando de obstáculos sem intervenção do motorista: Ao detectar objetos ou pedestres (em movimento ou parados) na mesma faixa à frente do veículo (até 200 metros à frente), o sistema primeiro dispara um alerta. Caso o motorista não tome uma atitude, o sistema assume o controle do veículo automaticamente, acionando os freios e até mesmo desviando sozinho para evitar a colisão (o diferencial para os sistemas atuais que somente acionam os freios). Obviamente a realidade é bem mais complexa, pois temos carros vindo muitas vezes em velocidades superiores as nossas nas outras faixas, sem contas os motoboys nas grandes cidades andando pelo corredor. De qualquer forma, o conceito é bem interessante.

Ford-Tecnologia-03-565x317

A tecnologia foi testada em velocidades superiores a 60 km/h. O interessante é que a Ford se baseou em pesquisas que mostram que menos de um terço dos motoristas envolvidos em colisões traseiras tentam desviar antes do impacto.

Confira o vídeo abaixo:

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta