SpotiPi: Gravador antigo vira servidor do Spotify [Vídeo]

SpotiPi

Acredito que muitos dos leitores aqui não chegaram nem a conhecer esses antigos gravadores de fita cassete, que também eram utilizados para gravar dados de computadores (o meu primeiro computador, um Prológica CP400 utilizava um desses para gravar e ler os programas).

O desenvolvedor Matt Brailsford resolveu utilizar um gravador antigo e transformá-lo em um servidor de mídia do Spotify, alterando os componentes internos do gravador por um Raspberry Pi.

SpotiPi-Interno

A grande sacada é que com exceção do botão de gravar, que agora serve para ligar e desligar o aparelho, todos os outros botões funcionam conforme o projeto original, controlando o play, avanço de músicas, volume, etc. Para completar o projeto, ele adicionou um leitor NFC que lê os tags que estão em cada lado das antigas fitas cassete. Ou seja, trocar o lado da fita cassete, ou até mesmo trocar por uma “nova” fita cassete, faz com que uma nova Playlist seja carregada.

Confiram o vídeo abaixo do brinquedinho em ação.

Via CNET

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta