Publicação de aviso de privacidade no Facebook é FALSO [Redes Sociais]

privacidade

O mais “novo” viral que anda circulando no Facebook pede para que você publique um suposto “aviso de privacidade”, e que dessa forma você estará “protegendo” os seus dados na rede social contra tudo e todos, até do governo americano.

É ÓBVIO que isso não é verdade, e que se trata de mais um viral para enganar os usuários do Facebook. Originalmente esse hoax circulou no Facebook em 2012 e inclusive publiquei aqui no blog. Acredito que esse novo viral voltou porque essa semana o Facebook publicou seu novo termo e políticas de uso que entrará em vigor a partir do dia 01/01/2015.

facebook-terms

Mais adiante o texto fala que o Facebook pode utilizar as suas informações de forma pública, o que também não procede. Já publiquei aqui no blog um artigo chamado “NÃO, o Facebook NÃO é o proprietário dos direitos de publicação de suas fotos” falando justamente sobre isso. Nos termos de uso (aquele que ninguém lê) está claro que você é o proprietário de todo o conteúdo que você publica, bem como a política de privacidade (outro que ninguém lê) fala que somente os dados que você deixar públicos serão de fato públicos (com exceção do nome, sexo, imagem de perfil e capa).

Outro ponto importante é que mesmo o Facebook não sendo dono dos seus dados, ele pode utilizá-los para diversos fins. Entretanto, isso está bem detalhado na página como usamos as informações que recebemos (mais um campeão sem audiência). Vale lembrar que uma vez que você se cadastrou na rede social, você obrigatoriamente concordou com todas as regras impostas por eles, ou seja, nenhum post em seu perfil vai mudar isso.

E pra fechar com chave de ouro, o post fala de uma lei, a “UCC1-103-1-308″, o que de fato é uma lei, mas não tem nada a vem a privacidade no Facebook. Você pode ler essas leis da Uniform Commercial Code (UCC) no site da Universidade de Cornell. Fala-se também do estatuto de Roma??? E para fechar com chave do ouro, o texto fala que o Facebook agora é uma entidade de capital aberto, o que significa APENAS que a empresa negocia suas ações na bolsa de valores, e não muda em nada qualquer política de privacidade. Isso sem contar as dezenas de erro de ortografia e concordância do texto.

Lembrem-se que 99% desses tipos de posts que circulam no Facebook são FALSOS. Abaixo, seguem alguns posts aqui do blog que ajudam você a identificar esses virais, fraudes, etc.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta