ALERTA: Você NÃO terá sua conta verificada postando um screenshot no Instagram

instagram-verifica

O Instagram está fazendo uma grande limpeza na sua base de usuários e já eliminou milhões de contas faltas, que por consequência derrubou o número de seguidores também (alguns artistas perderão milhões de seguidores). Como os “espertinhos” não perdem tempo, eles estão criando perfis falsos prometendo verificar a sua conta no Instagram.

Obviamente essas contas falsas estão se aproveitando da situação para conseguir milhares de seguidores. Um dos perfis falsos que prometem essa verificação, o @verificandosuaconta2014 (imagem acima), já tem de 37 mil seguidores (e o número não para de subir). A técnica usada pelos perfis é a mesma utilizada durante a Black Friday, onde pede que o usuário tire um screenshot, siga o perfil e use uma hashtag.

Vejam abaixo a quantidade de contas falsas querendo fazer o mesmo quando pesquisei por usuários com o nome “verificandosuaconta” no Instagram (imagem abaixo).

IMG_9784

A recomendação é, como sempre, não publicar nada, e muito menos seguir esses perfis que prometem esse tipo de verificação (bem como perfis que prometem brindes e descontos, se passando por lojas – prestem bem atenção no nome do perfil pois isso ajuda muito a identificar essas contas).

Uma pergunta que muitos fazem é: o que o perfil falso ganha com isso? Basicamente o objetivo é aumentar a base de seguidores e depois tentar vender a conta.

Abaixo, seguem alguns posts aqui no blog que ajudam você a identificar virais, fraudes, etc.

Acompanhe o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia, gadgets, redes sociais e segurança. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta