MacDicas: 10 atalhos Úteis no Safari

macdicasO Safari é o navegador que mais economiza mais no seu Mac, principalmente se não tiver o plugin do Flash habilitado. Isso se traduz em mais tempo de bateria, o que é um dos grandes diferenciais quando estamos em trânsito. Apesar de gostar muito do Chrome, eu utilizo o Safari como navegador principal há anos.

E para quem trabalha boa parte do tempo em cima do Safari, esses 10 atalhos são excelentes para ganhar tempo e produtividade durante a navegação.

1. Alternar entre as abas/guias

Para alternar rapidamente entre as abas, segure o Shift+Command e depois utilize as setas para direita/esquerda para navegar. Outra opção é usar Control+Tab (para navegar para a direita) ou Control+Shift+Tab (para navegar para a esquerda).

2. Fechar uma aba/guia

Você pode fechar rapidamente uma aba (ou guia) clicando Command+W.

3. Abrir novamente a última aba que foi fechada

Você já fechou uma aba (ou guia) e voltou atrás? Um atalho muito útil para reabrir essa guia é o famoso Command+Z para desfazer a “besteira”.

4. Alternar entre janelas

Caso você trabalhe com várias janelas do navegador abertas (ao invés de abas), você pode utilizar o atalho Command+` ou Command+Shift+` para alternar entre as janelas (o acento utilizado nesse caso é a crase).

5. Voltar para a página anterior ou retornar

Ao invés de utilizar o mouse/trackpad, utilize os atalhos Command+] (próxima página) ou Command+[ (para voltar).

6. Rolar a página

Para rolar a página para o seu final, segure a tecla Option e pressione as setas para cima ou para baixo. Você também pode pressionar a tecla de Espaço, ou Espaço+Shift para rolar uma página para cima ou para baixo.

7. Rolar diretamente para o começo/final de uma página

Para rolar diretamente para o final de uma página, segure a tecla Command e clique na seta para baixo. Para rolar diretamente para o início de uma página, segure a tecla Command e clique na seta para cima.

8. Mostrar e esconder a barra de favoritos

Para mostrar ou esconder a barra de favoritos, pressione Command+Shift+B.

9. Abra uma nova janela privada

Para iniciar uma nova sessão de navegação privada, pressione Command+Shift+N.

10. Visualizar a barra lateral

Para acessar rapidamente a Barra Lateral (Sidebar) com os seus Bookmarks, Lista de Leitura e Links Compartilhados, clique Command+Shift+L.

Obviamente esses não são todos os atalhos disponíveis no Safari, mas com certeza são os mais utilizados 🙂

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta