Andando no carro da Google que dirige sozinho

Em Outubro do ano passado, a Google apresentou um carro que dirige sozinho, e que foi utilizado para tirar fotos para o Street View. Hoje, Sebastian Thrun, um dos desenvolvedores do projeto, fez uma apresentação do carro para o TED, e levou algumas pessoas para fazer um test-drive no veículo.

Um dos colaboradores do blog Mashable, Adam Ostrow, teve a oportunidade de andar no carro em uma pista montada com cones no estacionamento onde o evento está acontecendo essa semana. Pelos vídeos abaixo podemos ver que o carro não foi nem um pouco suave, ou seja, acelerações e freadas bruscas e curvas fechadas com os pneus derrapando (propositalmente). Entretanto, apesar do veículo ter atingido velocidades de até 65 km/h, ele não atingiu nenhum cone. Realmente impressionante.

No vídeo, não é possível ver as mãos da pessoa sentada no banco do motorista claramente, da pra notar que ele fica com a mão esquerda perto do volante, caso algo aconteça. De qualquer forma, ele não teria como conduzir o veículo pelo o trajeto da forma que foi conduzida sem que fosse notada na câmera. Isso sem contar as testemunhas, como Adam, que estavam a bordo do veículo.

Em um dos vários testes que a Google tem feito com o carro, ele foi dirigindo sozinho desde San Francisco até Long Beach na Califórnia, em um percurso de mais de 600km. Sebastian acredita que ainda nessa vida veremos carros desse tipo no mercado, entretanto ele fala que ainda se trata de um projeto e que ainda há muito o que ser feito.

Existem também limitações que ainda não foram bem desenvolvidas como lidar com variações climáticas (chuva, neve), bem como interpretar as placas, limites de velocidade e sinais de trânsito. No meu ponto de vista, ainda há uma questão jurídica a ser resolvida. Se um veículo que está sendo conduzido automaticamente por um computador bate em outro veículo, ou ainda pior, atropela uma pessoa, quem seria responsável pelo acidente? O dono do veículo? A empresa que desenvolveu o software? Acredito que essa será a questão bastante complexa e que deverá ser muito discutida quando esses veículos estiverem prontos para chegar ao mercado.

De qualquer forma, o resultado é excepcional e não tem como não ficar impressionado com os resultados atuais. Confiram os vídeos abaixo com imagens feitas dentro e fora do veículo.

 

Via: Mashable

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

2 Replies to “Andando no carro da Google que dirige sozinho”

  1. Pingback: marcustrotta.com » Assista como é andar no carro da Google que dirige sozinho [Vídeo]

Deixe uma resposta