MacDicas: 5 “problemas” do Mac OS X Lion e como corrigí-los

O Mac OS X Lion possui várias funcionalidades interessantes, entretanto algumas dessas funcionalidades e configurações estão deixando alguns usuários bastante irritados. Após quebrar a cabeça com alguns desses “problemas”, resolvi publicar essa lista com 5 dicas para reverter essas configurações como elas eram no Snow Leopard.

1. Scrolling (Rolagem)

O Mac OS X Lion implementou um sistema de “scrolling natural”, ou seja, quando queremos rolar a tela para cima, temos que deslizar o dedo no trackpad (ou magic mouse) para cima também e vice-versa. Se analisarmos o ponto de vista da Apple, eles estão certos e é exatamente assim que funciona no iPad, iPhone e iPod Touch e nunca ninguém reclamou. Porém, estamos acostumados com o scroll invertido há anos. Para voltar a configuração para o scrolling tradicional (ou invertido), entre em System Preferences -> Trackpad ou Mouse -> Scroll & Zoom, e remova a seleção da caixa “Scroll direction: natural.”

2. Restaurar janelas quando o usuário fecha e abre programas

Provavelmente essa é uma das funcionalidades mais irritantes do Lion. Essa funcionalidade faz com que cada vez que você abre um aplicativo, ele por padrão abre o último documento que você abriu nesse respectivo aplicativo (Word, Excel, Preview, etc). Não importa se você selecionou um outro arquivo para abrir, pois o Lion irá abrir o arquivo selecionado e o último arquivo (na frente do arquivo que você selecionou). Para desabilitar essa funcionalidade entre em System Preferences -> General e remova a selação da opção “Restore windows when quitting and re-opening apps.”

3. Desligue o auto-corretor

O Lion implementa um auto-corretor ortográfico igual ao do iOS. Essa funcionalidade atrapalha muito a digitação, pois muitas vezes a correção não é feita da forma correta. Para desabilitar o auto-corretor entre em System Preferences -> Language & Text e remova a seleção da opção “Correct spelling automatically”.

4. Habilite o autorepeat do teclado

Outra funcionalidade do Lion que atrapalha a produtividade é o autorepeat desabilitado, ou seja, quando você segura uma tecla apertada, o Lion não repete aquele caractere até que você solte a tecla. Para habilitar novamente o autorepeat abra o app Terminal e digite o seguinte texto abaixo:

defaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false

Clique Enter e feche o Terminal.

5. Tamanho da fonte no Finder

O Finder no Lion implementa um tamanho de fonte maior que o padrão (no Snow Leopard) no sidebar. Se você não gostou dessa configuração, basta entrar em System Preferences -> General e selecionar a “Small” na opção “Sidebar icon size”.

Dessas 5 dicas, somente a primeira que eu mantive a configuração original do Lion no meu Mac. E você? Tem encontrado alguma dificuldade com o Lion? Comente.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

37 Replies to “MacDicas: 5 “problemas” do Mac OS X Lion e como corrigí-los”

  1. Marcus,
    ótimas dicas. Realmente estava precisando delas, obrigado.
    Só não funcionou o App Terminal. Fiz o que vc sugeriu, mas continua sem funcionar. Será que preciso reiniciar o Mac?
    Abs

  2. O meu tá acontecendo uma parada ‘mucholoca’.

    Tento copiar pastas/arquivos de aparelhos externos (pendrives, HD externos etc.) pro meu Macbook Pro, e ele só copia as pastas vazias, sem os arquivos. Quando tento copiar os arquivos, eles desaparecem.

    Bizarro.

  3. Eu tenho um mac pro i5 . Baixei o ox lion e ta uma carroça!!! Lento travando diretooo a net dando erro direto. Alguem tem os mesmos problemas?

  4. Poxa vida gente sera que alguem pode me ajudar. Comprei meu Mac a 2 semanas macBookPro, e to fazendo um curso de objective c, um cara do curso me passou um cd do Lion e depois que eu instalei o Mac nao ta entrado, aprece um simbolo parecido com Proibido Estacionar e nao sai da tela cinza de entrada…. oque eu faco…chamo um tecnico rsrs alguem me ajuda por favor to querendo estudar e nao to podendo!!!

  5. Gente, alguem pode me ajudar?
    Sempre tive configurado o teclado brasileiro e agora nao consigo mais configura-lo. Desde que atualizei o sistema para o OS X Lion so consigo utilizar o teclado internacional e tenho sentido muita falta da cedilha, do til e dos acentos.
    Como faco para voltar ao teclado brasileiro?

  6. a href=#comment-808 rel=nofollow@Leandro /a
    A versão do seu programa não é compatível com o Mac OSX Lion, poderá fazer isso utilizando o assistente de migração porém não asseguro que o programa irá funcionar corretamente.

  7. Olá Marcus.
    Comprei um Mac Book Pro, que veio com o Lion já instalado de fabrica.
    Estou tendo vários problemas com este software. É possivel apaga-lo e fazer esta maquina rodar com o Snow Leopard?
    Muito obrigado!!

  8. @AMAURY SIMÕES
    Amaury, estou usando o Lion desde o dia do lançamento sem nenhum problema. De qualquer forma, se você quiser instalar o Snow Leopard, é só reinstalar a máquina do zero a partir do DVD de instalação do Snow Leopard.

  9. Oi Marcos

    No Lion o teclado muda toda hora para o BRASILEIRO. EU tenho o Brasil bundle instalado, que acentua sem problemas. Aí tenho que ir toda hora trocar o teclado….

  10. Valeu brother…

    Nunca pensei que diria isso …. mas o Lion da minha tão querida apple é um negação. Mexeram em tudo que não deviam principalmente em design. A única coisa legal é sair do modo virtual de instalação, mas poderiam ter colocado isto no leopard.

    Estão tentado fazer o sistema que o coração da apple parecer um telefone. Não trabalho em um telefone.

  11. Alguma coisas que eu não entendo em um OS tão aprimorado pecar por falhas simples….
    Por que não existe a possibilidade de usar o finder em tela cheia ou apenas maximizado até completar a tela?
    Como eles podem vender MBP por padrão com 4gb de RAM sendo que só o OS já consome pelo menos 2gb. Agora tenho que ir correr atras de mais memória porque não posso trabalhar com Browser(com abas) e mais aplicativos que ja consome tudo de memória.

  12. nao é querer ir contra o pessoal, mas comprei um macbook pro 15 , core i7 ja com o lion, direto da apple store da california . Funciona td perfeitamente, a unica coisa q acontece de vez em quando é uma lentidao na rede, mas o resto esta perfeito.

  13. Nao consigo fazer pesquisas de pastas na rede local, a pesquisa so funciona local ou seja no computador.

  14. Então faz 1 semana que comprei o meu imac com o lion 10.7 e to a ponto de devolver.
    Eu abro o facebook, clico num video trava..
    Eu ligo o pc, ele demora um tempão pra ligar.
    Trava direto quando eu to mechendo nos finders, o fato é que faz UMA SEMANA que tenho o pc.. se ele ta essa carroça agora, imagina daqui 1 ano.

    Serio lion é otimo, tem varias coisas legais que o snow não tinha, mais ele fico super lerdo, super carregado, ta um lixo.
    Meu irmão compro o mesmo pc que o meu e também reclamou das mesmas coisas.

    Não vai nessa de instalar o lion por ser o mais atual porque ele ta dando varios problemas.

  15. Gente, boa noite.
    Fiz a minha atualização no Pro para o Lion.
    A minha internet no laptop fica caindo o tempo todo, preciso reiniciar a máquina diversas vezes.
    Mas isso é só no laptop, pois no Ipad e Iphone continua funcionando.
    Alguém já passou por isso?

  16. Marcus, veja se você pode me ajudar.
    Usava o Snow e instalei o Lion. Tenho Um HD externo Seagate 500GB.
    Não funciona mais no Lion. Dá mensagem que o disco foi ejetado incorretamente.
    No outro iMac (OS 10.5) e MacBook (Snow) funciona.
    Se eu reparar o disco, consigo copiar poucos arquivos (sem o Time Machine), mas logo acusa mensagem de erro em algum arquivo.
    Se eu copiar alguma coisa dos dois outros Macs no HD externo, a coisa piora: ele nem monta mais a mídia na mesa. Dá mensagem que o disco foi ejetado incorretamente e ejeta o ejeta imediatamente. E fica nessa, monta-desmonta.
    Aí, não monta nem no Utilitário de disco.
    Já conversei com o pessoal da Apple e eles me disseram que quem tem que resolver o problema de compatibilidade é a Seagate. 0800 Internacional…
    Parece que o problema aconteceu também com os usuários de língua inglesa (EUA, provavelmente), pelo que li.
    Podes me dar uma dica pra resolver isso?
    Temo que, mesmo que compre outro HD externo, o Lion não aceite…
    Um abraço

  17. Pessoal. Comprei um Macbook Pro i5 13`3 com 4gb de ram. Achei que iria ser uma maravilha, porém fica travando quando eu abro varios programas ao mesmo tempo. Um exemplo besta, é quando eu abro varias abas no Safari, o computador fica lerdo e travando. Alguem saberia como resolver isso?
    Obrigado.

  18. como faço para voltar as configurações do meu teclado sem fios do imac, nem adiantou ir em teclado e restalrar, o f4 não está funcionando mais!

  19. Meu Mac antigo rodava Leopard. Comprei um há pouco com o Lion. Esse esvaziamento seguro do lixo (presente somente no Lion) é muito lento. Isso é somente comigo? Para arquivos grandes em um hd externo chega a demorar algumas dezenas de minutos!

  20. Pedro :
    Meu Mac antigo rodava Leopard. Comprei um há pouco com o Lion. Esse esvaziamento seguro do lixo (presente somente no Lion) é muito lento. Isso é somente comigo? Para arquivos grandes em um hd externo chega a demorar algumas dezenas de minutos!

    @Pedro

    Obrigado!
    Já consegui uma alternativa nas configurações do Mac.

  21. Ja tive a maioria destes problemas. Meu iMac é um i5 4Gb de memoria. vive travando, o rede wifi cai direto, é lento. Me decepcionei com o iMac, depois de pagar 4.000 num computador que outras marcas vendem por 1.500.

  22. Instalei um pirata do mac os lion e na hora não consigo imstalar nenhum app da apple store!

  23. Um problema com o meu MacBook Pro (era Leopard e agora tenho o Lion) é que não suporto mais esse carrossel pensando o tempo todo… Mas é coisa de 5 em 5 minutos. Insuportável.
    O outro é que depois que instalei esse Lion o iTunes não consegue reproduzir nenhuma musica inteira, sempre pára a musica por uns 10 segundos e ai continua. Insuportável também.

    Alguém passa por isso também???

  24. Excelente dicas, encontrei por acaso, cara duas me incomodavam muito, os últimos documentos abertos e a tecla sem repetição.

    Sensacional, obrigado por compartilhar

  25. Marcus,

    Comprei no inicio do mês passado um MacBook Pro 13,3 de 4GB RAM. Ele está com o Lion 10.7 não estou tendo problemas. Eu instalei 3 programas REMOTE DESKTOP VNC, IP SCANNER e IP BROADCASTER, que esses programas são para usar a superfície de outro Mac. O IP BROADCASTER joguei o aplicativo na lixeira e esvaziei e os outros dois programas deixei instalado. Queria saber qual app free posso instalar para fazer uma faxina ( já que exclui um programa) e se devo desinstalar os outros programas dois programas ou deixa los no Mac? O que é melhor?

  26. realmente esse Lion é uma grande decepção. Que lástima que tenham piorado em vez de melhorar o sistema operacional. O design é horrível, tivemos que reaprender a lidar com o sistema, não há vantagens de espécie alguma. Comprei o Imovie 11 com a promessa de que seria mais avançado que o anterior e é uma grande farsa. Também não sei o que mudou no Iphoto. Não há absolutamente nenhuma melhoria. Sinto-me enganada.

  27. word dando erro ao abrir mac ox o que fazer mensagem: ignorar cancelar reiniciar, mas nao funciona… o que faco

  28. Cara, você me salvou. Eu não estava conseguindo repetir nenhum caractere no meu Mac Book Pro, OSX MAVERICKS.
    Essa dica do TERMINAL, funcionou tranquilo no meu sistema, e estou com meu teclado normalizado novamente. Acho que ele foi desconfigurado, ainda não entendi o pq dele ter parado de repetir, mas a dica deu certo e resolveu o problema.
    Valeu.

Deixe uma resposta