Os 30 anos de existência do MS-DOS

O MS-DOS está completando 30 anos de existência. Muitos jovens hoje não sabem o que é o MS-DOS, pois nasceram em uma era onde já existia o Windows e a Internet. Mas para quem não conhece, um pouco da história do MS-DOS.

Em 1980, a IBM estava procurando um sistema operacional para a sua nova linha de computadores, o IBM-PC, e uma das opções disponíveis era licenciar o CP/M, um sistema operacional criado por Gary Kildall. Entretanto Gary se recusou a assinar um termo de confidencialidade com a IBM, fazendo com que ela procurasse outra pessoa. Em suas buscas a IBM encontrou o jovem e desconhecido Bill Gates na época.

O negócio do século surgiu quando Bill Gates convenceu a IBM a deixar que a Microsoft licenciasse o seu sistema operacional separadamente dos seus computadores, e como a IBM achava que o o negócio de software não era lucrativo, aceitou sem hesitar. O grande problema é que a Microsoft não possuia um sistema operacional, e como o negócio com a IBM estava fechado, ela teve que procurar um sistema operacional que estivesse pronto (ou quase pronto). A Microsoft encontrou um programador chamado Tim Paterson, que trabalhava na Seattle Computer Products, e conseguiu comprar um sistema operacional chamado QDOS que havia sido criado por Paterson, que por ironia do destino havia sido criado a partir do CP/M de Gary Kildall.

No dia 27 de julho de 1981 a Microsoft assinou um cheque de US$ 50 mil, e se tornou a detentora dos direitos do QDOS. Logo após, ela batizou o sistema operacional com o nome de MS-DOS, fazendo o seu lançamento oficial no dia 12 de agosto de 1981.

Será que Gary Kildall se arrependeu de não ter assinado o termo de confidencialidade? E será que Tim Paterson se arrependeu de ter vendido so QDOS (apesar que ele não sabia o que a Microsoft faria com ele)?

Para quem quer saber mais sobre a história dos computadores, uma excelente dica é o filme Piratas da Informática, que conta a história de Bill Gates e Steve Jobs e como eles criaram suas respectivas empresas.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta