Teste de câmera: iPhone 4S x Galaxy SIII x Nokia 808 PureView x HTC One X [Vídeo]

Atualmente, a grande maioria dos smartphones vem substituindo as câmeras fotográficas (principalmente as compactas) no nosso dia-a-dia. Sem dúvida alguma a qualidade das câmeras melhoraram muito nos últimos anos, mas ainda deixam a desejar em alguns quesitos.

Nesse comparativos as câmeras de quatro smartphones foram colocadas a prova: iPhone 4S, Samsung Galaxy S III, HTC One X e Nokia 808 Pure View. Confiram as fotos abaixos, todas tiradas em 8MP.

Uma das coisas mais notáveis é a quantidade de ruído (granulação) nas imagens, com uma grande vantagem para o Nokia, onde as fotos possuem muito pouco ruído, mérito da sua excelente lente Carl Zeiss de 41MP. Outra grande vantagem do Nokia está na definição e detalhes das imagens, seguido do iPhone 4S, Galaxy S III e HTC respectivamente.

Abaixo, vejam algumas fotos tiradas com pouca iluminação, com e sem o flash.

Novamente, o ruído excessivo está presente em todas as fotos, exceto nas fotos tiradas com o Nokia. Novamente o iPhone 4S vem em segundo, seguidos pelo Galaxy SIII e HTC. Quando usamos o flash o Galaxy S III consegue ser melhor que o iPhone 4S, enquanto o HTC novamente continua em último.

A word of note here is that, while you can use third party applications — like Camera+ — on the iPhone 4S that give you the opportunity of having the LED flash light always on while in the dark, for proper white balance and focus, we used the stock camera app on every phone, hence the lower score.

Abaixo, confiram os vídeos registrados com as câmeras dos quatro smartphones.

Novamente o HTC decepcionou e ficou em último, seguido do Galaxy SIII. Na gravação de vídeo fica um pouco mais difícil declarar um vencedor, pois o iPhone 4S é melhor nos close-ups, enquanto o Nokia é melhor em imagens de longe. Nesse caso, vamos declarar um empate técnico 🙂

Uma coisa é certa: a câmera do Nokia 808 é excelente e está determinando um novo padrão de câmeras para os smartphones. Pena que utiliza o já aposentado Symbian como sistema operacional. Resta saber também o que a Apple vai apresentar em seu tão esperado iPhone 5 esse ano.

Via PN

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta