Dica para proteger privacidade no Facebook NÃO funciona [Redes Sociais]

Já não é de hoje que o viral acima circula no Facebook, e dessa vez ganhou uma “ajuda” do Fantástico no último domingo (21/10), que frequentemente dá dicas erradas sobre tecnologia (eu já assisti pelo menos uns 6 programas com dicas e orientações erradas no que diz respeito a segurança na internet).

Dessa vez a suposta dica era para os usuários protegerem sua privacidade na rede social, entretanto, a dica não funciona de uma forma ativa e depende que TODOS os seus amigos façam o procedimento.

O post, que continua circulando na rede social, sugere ao usuário fazer uma alteração na configuração das atualizações que recebe do seu amigo. O que realmente acontece é que quando o usuário seleciona a opção nas configurações do amigo(a), ela deixa de receber as atualizações desse mesmo amigo(a), mas ele(a) vai continuar recebendo as suas, a não ser que ele faça o mesmo.

Agora imaginem um usuário típico do Facebook com 500 amigos. Você precisará fazer isso em todos os seus amigos (aí você não visualizará as atualizações deles) e cada um dos seus amigos terá que fazer o mesmo para não receber as suas atualizações. Ou seja, você terá que fazer isso 500 vezes (para todos os seus amigos), e os seus amigos terão que fazer o mesmo para você e para os amigos dele(a) também (vamos supor outras 500 vezes).

Esse círculo vicioso é totalmente inviável, para falta de uma palavra mais apropriada nesse caso. Isso sem contar que todos continuarão recebendo outros tipos de informações como fotos, eventos, atualizações de status, etc.

Um outro “pequeno” detalhe, é que você pode fazer isso para não saber dos seus amigos, mas isso não garante que ele fara o mesmo para você, ou seja, você não verá as atualizações dele, e ele continuará vendo as suas, pois não há como você saber se ele fez ou não o procedimento. Trocando em miúdos, esse procedimento NÃO ASSEGURA EM NADA a sua privacidade.

Agora, se você quer privacidade total em uma rede social, a melhor solução é não fazer parte das redes sociais (senão elas se tornariam redes anti-sociais e perderiam o seu propósito). A outra opção, e a mais recomendada, é usar sempre o bom senso antes de publicar algo e decidir se quer ou não compartilhar esse tipo de informação na rede.

De tantas pessoas compartilharem essa informação, ela se tornou motivo de piada, como a famosa imagem do Batman abaixo 🙂

Em breve estarei publicando um mini-tutorial com dicas pra manter a sua privacidade na rede, sem que a mesma se torne em uma rede anti-social.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

One Reply to “Dica para proteger privacidade no Facebook NÃO funciona [Redes Sociais]”

  1. Marcus, concordo plenamente com voce. Ja vi muitos e muitos destes posts e acho que as pessoas nao faziam idea de que isto e impraticavel.

    Um abraco,

    Flavio

Deixe uma resposta