Você sabe o que é phubbing? Você provavelmente é um phubber e nem sabe o que é! [Comportamento]

phubbing_header

A cena se repete: você sai para almoçar ou jantar com um amigo ou até mesmo a namorada. Pede a comida e tenta puxar aquela conversa quando de repente a pessoa à sua frente está focada 100% no smartphone, e não faz a menor idéia do que está acontecendo ao seu redor. Parece familiar? Isso é chamado de Phubbing!

Ou seja, temos uma nova expressão que foi criada a partir da união das palavras phone e sbunning (esbonar), resumindo de forma simples aquele comportamento desprezível em que uma pessoa ignora a outra porque fica prestando atenção apenas no seu tão querido smartphone.

A situação chegou em um ponto tão crítico que a campanha Stop Phubbing foi criada, com o objetivo de tentar resgatar a boa educação das pessoas (eu diria bom senso) quando estiverem em situações sociais. Você acha que é exagero? De acordo com o site da campanha, se o phubbing fosse uma praga (ou um vírus), ele já teria dizimado 6 Chinas inteiras, ou seja, quase 8 bilhões de pessoas.

As chances de você também ser um phubber são grandes: afinal, são existem mais de 70 milhões de smartphones no Brasil, e no final sempre usamos as mesmas desculpas:  “só estou respondendo o Whatsapp”, “só estou checando o face”, “só vendo emails”, etc.

Não precisamos nos esforçar muito pra perceber que existe o “momento do Phubbing”. Basta prestar atenção nas outras mesas de um restaurante, salas de espera de aeroportos, etc e veremos que a grande maioria estão focados em seus smartphones e tablets.

A campanha é bem bacana e traz uma reflexão muito interessante sobre essa questão da interação social no mundo online e offline.

phubbing_poster

Via The Guardian

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta