Mais de 100 mil apps do Android oferecem riscos aos usuários [Infográfico]

A Bit9, empresa de segurança especializada em ameaças, analisou as permissões que os aplicativos presentes na loja do Google utilizam, e descobriu que 26% (mais de 100 mil) deles acessam informações pessoais dos donos de dispositivos com Android. Por conta disso, a empresa classificou 25% dos apps como “suspeitos” ou “questionáveis”, e diz que pelo menos 285 utilizam mais de 25 permissões de sistema para funcionar.

Segundo o estudo, a permissão mais comum é o aplicativo pedir acesso à localização do indivíduo via GPS (42%), seguido de  informações de números de telefone (31%) e informações pessoais (26%).

A Bit9 afirma que pelo menos 72% dos apps requerem ao menos uma permissão potencialmente perigosa, sendo que somente 24% disponibilizam algum tipo de controle ao usuário (a Apple implementou um controle para prevenir esses acessos sem conhecimento do usuário no iOS6, onde todo app que precisa acessar informações do aparelho precisa solicitar autorização do usuário para acessar essa(s) informação(ões).

Confiram o infográfico completo abaixo (clique na imagem para ampliar).

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta