60 Anos de Evolução no Poder de Processamento [Infográfico]

Você sabia que um Apple Watch é “mais poderoso” que um iPhone 4? Ou que um Samsung Galaxy S6 é 5 vezes mais poderoso que um PlayStation 2? Essas são algumas comparações que o site Experts Exchange fez em seu novo infográfico sobre o poder de processamento dos dispositivos mais populares.

O site resolveu comparar a velocidade de CPU, memória RAM e FLOPS de alguns dispositivos. Entretanto, vale lembrar que eles não querem dizer que um Apple Watch é “melhor” ou mais útil que o um iPhone 4, mas que simplesmente ele possui um processador melhor.

header-image

Infelizmente ainda não estamos na era dos carros voadores ou teletransporte como os filmes de ficção científica previam no passado, mas apesar de não termos chegado nessa era, a evolução tecnológica é algo espantoso nos últimos 60 anos, chegando a um aumento do poder de processamento em mais de 1 trilhão de vezes. Através da comparação dos FLOPS de cada processador (floating operations per second), as diferenças entre as arquiteturas desses processadores foram evitadas.

A Evolução dos Discos Rígidos


Em 1965, Gordon Moore (co-fundador da Intel) previu que o número de transistores em um circuito integrado iria dobrar a cada dois anos. Essa é a base da lei da Moore, e é o razão pela qual possuímos dispositivos que cabem no bolso, e que são mais poderosos do que os super computadores da década de 80, e que ocupavam salas inteiras.

Vejam na imagem abaixo como o tamanho de um disco rígido diminuiu, ao mesmo tempo que sua capacidade aumentou desde 1965.

HD

A Evolução da Tecnologia


Um iPhone 5 possui 2.7 vezes mais poder de processamento do que um supercomputador Cray de 1985.

XCiGXrc

Ao mesmo tempo que Seymour Cray estava contribuindo no campo da ciência da computação, a Nintendo estava revolucionando o entretenimento com o seu NES (Nintendo Entertainment System) que também foi lançado em 1985. O mais interessante é que o NES possui metade do poder de processamento que o computador que levou Apollo até a lua.

Tech-Overtime

Os chips continuaram a aumentar a performance, ao mesmo tempo que o tamanho foi diminuindo, permitindo inovações que os engenheiros nunca achavam que seria possível. Há 40 anos, a maioria das pessoas não acreditavam que seria possível ter acesso ilimitado a informação na palma de nossas mãos.

Vejam abaixo a comparação de um Samsung Galaxy S6 e um Playstation 2.

gadget_processing_power_comparison_by_expert_exchange_1-620x572

A pergunta que fica é: o quanto que o poder computacional evoluiu nos últimos 60 anos? É claro que os supercomputadores são mais poderosos que os computadores domésticos, mas ainda é interessante comparar e ver o quanto seria necessário para “competir” com esses gigantes da indústria.

Vejam abaixo o comparativo de um supercomputador Tianhe-2 e um Playstation 4.

voT2Pc5

Comparando o Poder de Processameto


O infográfico completo abaixo ilustra a magnitude do progresso científico em circuitos integrados.

Nota: O último item de cada gráfico foi convertido em uma escala para ficar com o valor quase zero no gráfico subsequente.

Infographic-Tech

Via Experts Exchange

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta