Dicas do Facebook: Como remover o seu perfil dos anúncios sociais

O Facebook recentemente habilitou os chamados Anúncios Sociais (Social Ads) e deixou muitas pessoas irritadas com a forma com que a nova funcionalidade foi implementada. Basicamente, o Facebook pega a sua foto e o seu nome e os coloca junto aos anúncios que aparecem nas páginas dos seus amigos. Por que? Simples, eles acreditam que os usuários estão mais propensos a clicar em um anúncio e a comprar um determinado produto se eles acharem e/ou descobrirem que os seus amigos também estão usando/comprando esses mesmos produtos.

O maior problema não está na utilização das fotos e dados pessoais dos usuários em si, mas no método utilizado pelo Facebook para conseguir a permissão dos usuários para utilizá-las, uma vez que o aceite é dado automaticamente quando você concorda com os termos e condições do site. Ou seja, tudo é ativado por padrão e se você quiser desabilitar, terá que fazê-lo manualmente. Veja um exemplo de anúncio social abaixo:

O Facebook é sem dúvida uma das empresas mais inteligentes do mundo, pois com um “esquema” desses, eles conseguiram milhões de pessoas para “recomendarem” diversos produtos sem saberem que estão fazendo isso e sem receber nada em troca.

O método é simples, os anúncios sociais colocam o seu nome e/ou a sua foto em anúncios de páginas que você “Curtiu”. Por exemplo, se você curtiu um restaurante “X”, então o seu nome aparecerá em qualquer anúncio desse restaurante nas páginas dos seus amigos. Existem vários problemas nesse modelo que o Facebook adotou, mas não irei entrar em questões éticas e legais nesse artigo. Entretanto, eu publiquei outro dia algumas informações sobre esse mesmo assunto, quando diversos posts estavam circulando no Facebook afirmando que o Facebook iria se tornar o proprietário dos direitos de publicação das suas imagens.

Como resolver o problema e remover o perfil dos anúncios sociais?

Um dos grandes problemas com o Facebook, é que eles fazem alterações e atualizações no site e simplesmente não avisam os seus usuários. Ou seja, poucas pessoas sabem dessa configuração que permite que o Facebook utilize o seu nome e as suas fotos em anúncios sociais. E como sempre, quando eles iniciam algo novo no site, esse “algo” é habilitado por padrão. Felizmente, a alteração é simples e pode ser feita seguindo os passos abaixo:

1. Clique em Configurações da Conta, acessível no canto superior direito em qualquer página no Facebook.

 

2. Selecione a aba “Anúncios do Facebook”. Se aparecer uma tela pop-up, simplesmente feche a janela, pois o Facebook tenta pegar uma aprovação sua nessa tela.

3. Selecione a opção Editar Configurações de anúncios de terceiros e na opção Se permitirmos isso no futuro, exibir minhas informações para, selecione a opção NINGUÉM.


4. Salve as alterações. Depois, clique novamente em Anúncios do Facebook e depois selecione a opção Editar configuração de anúncios sociais. Dentro da página de configuração de anúncios sociais exsite uma opção Combine minhas ações sociais com anúncios para, que deve ser configurada com a opção NINGUÉM.

 

5. Salve as alterações. Agora o seu nome e as suas fotos não serão mais utilizadas em anúncios sociais no Facebook.

Infelizmente, a história não acaba aí, pois o Facebook logo inventará uma outra forma de ganhar dinheiro as custas dos usuários e irá implementar alguma outra alteração sem avisar.

Acompanhem o blog e fique por dentro das dicas e alertas de segurança do Facebook, além das novidades do mundo da tecnologia. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

One Reply to “Dicas do Facebook: Como remover o seu perfil dos anúncios sociais”

Deixe uma resposta