Alerta de segurança: email fala que sua conta do Facebook está bloqueada

Hoje recebi um email que supostamente seria do Facebook com o título “Facebook, conta bloqueada”. O email chega sem remetente (o que é a primeira dica de que se trata de um golpe), conforme vocês podem ver abaixo.

facebook-golpePrimeiramente, NÃO CLIQUEM NOS BOTÕES, pois AMBOS os botões irão redirecioná-los para uma página falsa, onde será feito um download de um arquivo chamado ativação.zip automáticamente.

Screen Shot 2013-11-18 at 10.19.32 AMPara usuários de Mac, o arquivo será baixado, mas nada que comprometa o sistema. Para os usuários de Windows, ele abre uma opção para abrir o arquivo.

facebook-golpe

 

Repetindo a recomendação de sempre, NUNCA clique em emails desconhecidos, e muito menos acredite em emails de bloqueio de contas (seja do Facebook, Twitter, email, etc) . Isso é uma dica importante para identificar e evitar vários tipos de golpes na internet.

Como via de regra, a recomendação é SEMPRE prestar atenção antes de clicar em qualquer link, seja no Facebook, no  e-mail ou qualquer outro site.

Abaixo, seguem alguns posts aqui no blog que ajudam você a identificar esses virais, fraudes, etc.

Acompanhe o blog e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia, gadgets, redes sociais e segurança. Você pode acompanhar o blog de 3 formas:

 

 

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta